Por: Estevão Lourenço
Na quinta-feira do dia 21 de fevereiro, a ESAMC Santos ofereceu aos alunos e interessados duas aulas magnas de Comunicação: às 9h20, a aula foi ministrada pela professora Drika Lucena e tinha como tema “Criatividade como meio de produção cultural”; e às 20 horas, Arminda Augusto, editora- chefe dos jornais impressos A Tribuna e Expresso Popular e da AT Revista falou sobre o mercado de trabalho para comunicadores.
Durante a manhã, o teatro da faculdade contou com a presença de centenas de alunos. Drika Lucena é professora na ESAMC e ministra diversas aulas para alunos do eixo de Comunicação. Formada em Publicidade e com diversas especializações voltadas para a produção artística, iniciou a palestra dando várias definições para criatividade.
Para exercitar a imaginação dos alunos, a professora propôs alguns exercícios de atenção e recomendou à plateia mudar seus hábitos. “Quem não repara não é criativo. E é sempre bom termos uma visão diferente do outro e abrir a cabeça para novas ideias. Pois quem tem só uma ideia não tem nenhuma, é necessário sempre mais”, alertou Drika.
Para definir cultura, entre vários conceitos citados pela professora havia este: “Cultura é um negócio que te mantém vivo, porque mantém quem você é”. Em uma aula com características de um bate-papo descontraído, Drika apresentou aos alunos algumas diferenças culturais dentro do Brasil. A ligação entre criatividade e cultura surgiu quando o assunto abordado foi a cultura marginalizada, como o funk por exemplo. Drika disse: “Se quisermos ser bons profissionais precisamos conhecer sobre diversas culturas, mas não necessariamente consumi-las. Precisamos de bagagem e quanto maior for a bagagem mais criativos podemos ser. E quanto mais criativos mais podemos produzir e nos destacar”.
O estudante de Jornalismo Davi Oliveira, de 21 anos, assistiu à aula e disse concordar com tudo o que a professora disse: “Pretendo me destacar profissionalmente e o mercado não está fácil. Eu faço Jornalismo e essa palestra me abriu bastante os olhos. Comecei a enxergar que a criatividade é importante na comunicação e pretendo exercitar isso para me destacar”. Drika finalizou a palestra dizendo que se sente realizada profissionalmente, pois faz o que gosta e isso para ela é sinônimo de sucesso. E pediu: “Permitam-se conhecer. Permitam moldar a si mesmos. Moldar-se a cada dia para ser uma pessoa melhor”.