Alunos de cursos dos eixos de negócios e de comunicação, apresentam seus projetos.

Por Bruno Monin

Os alunos de cursos nos eixos de negócios e de comunicação da ESAMC Santos apresentaram nessa quinta-feira, 16, seus projetos finais para a conclusão da caminhada dentro da faculdade. Do temido interdisciplinar do professor Marcelo Chagas no primeiro semestre até a apresentação do PGE (ou TCC, como é mais comum ser chamado) no décimo semestre, um longo caminho foi percorrido pelos alunos, mas que com certeza foi um caminho de muito aprendizado e conquistas.

A apresentação dos projetos aconteceu no pátio da faculdade e teve inícios às 20h, com entrada gratuita do público, onde se encontravam mais de 20 estandes. Professores, alunos, familiares que vieram dar apoio, puderam conferir mais de perto os projetos, que abrangiam desde projetos sociais como adoção de animais de estimação, passando por incubadora de talentos para o mercado de trabalho, até por rede social que visa juntar artistas.

Um dos estandes mais coloridos e que mais chamou atenção dentre os outros, foi o projeto “Dreamur”, que tem como objetivo reunir quadrinistas, ilustradores e principalmente escritores, num único ambiente virtual. A aluna de designe gráfico Letícia Avelino conta que o projeto surgiu da necessidade dos artistas nacionais poderem expor seus trabalhos num ambiente virtual. “Na principal rede social para ilustradores você tem que pagar para poder ter destaque. Os autores brasileiros tem que escrever em inglês para postar em outras redes, ou acabam postando no Facebook mesmo”, disse.

O projeto também foi pensado para leitores, onde eles poderá buscar textos por meio de filtros com os gêneros literários, podendo fazer uma busca mais refinada. Como em qualquer outra rede social, o uso da famosa hashtag (#) se faz presente para categorizar os textos.  No Dreamur o sistema de ranking promete ser mais democrático, como explica Letícia. “Depois que pessoa se cadastra e acaba a leitura, você pode dar uma nota de 0 a 5 estrelas e poderá deixar um comentário, com isso vai deixando o autor cada vez mais no topo, cada vez mais visto pelos outros.” Outro sistema que garante uma maior participação dos leitores, são os textos recomendados, que vão aparecer sempre no perfil da pessoa cadastrada.

Um dos pontos altos do Dreamur é a colaboração entre os artistas. “Você escreve e eu desenho. Você viu meus desenhos e quer juntar com a minha história. Então aí também poderia ter essa comunicação entre os próprios artistas”. Para incentivo aos escritores mais lindos, o projeto visa fazer produtos físicos dos personagens para que possa ser vendido dentro da plataforma. “Muitos autores estão perdidos por aí”, afirmou Letícia.

A parte visual do projeto passou por várias etapas, mas apostaram num simpático unicórnio, como explica a seguir. “A gente acabou escolhendo três coisas  que são vistas por todos os lugares. Todo lugar tem coisa de sereia, todo lugar tem coisa de dragão e todo lugar tem coisa de unicórnio, e também ficou uma coisa mais simpática”. As cores do projeto são bem chamativas, como o roxo, azul e amarelo. “As cores foram escolhidas através da teoria das cores, porque o azul e o roxo, eles têm essa coisa de criação, de trazer a criatividade da pessoa, e o amarelo a gente deixou para as coisas bem sutis, que são coisas pra prender a atenção.”

O estande da Dreamur, além de muito colorido e divertido, foi interativo. As pessoas foram convidadas a deixar uma palavra dentro de uma urna para um sorteio, e um cartunista na base do improviso, faria uma cena retratando as palavras sorteadas. E ainda conquistavam o público pelo estômago com deliciosos brigadeiros no copinho. Além do mimo com o brigadeiro, os alunos confeccionaram chaveiros com o simpático unicórnio e também marcadores de página. Uma forma de ter a imagem da marca atrelada a leitura mesmo que o foco do projeto seja a divulgação online de textos e desenhos.

No lado social, o projeto Negralô, apresentado por Thamires Guerato, estudante do curso de relações públicas, visa mostrar a importância da representatividade da mulher negra dentro do mercado de trabalho. O projete contará com presenças da cantora caiçara Preta Rara, Gaby Góis, Joyce Ribeiro e Mel Duarte. O evento Negralô acontecerá no dia 23 de novembro no teatro da ESAMC Santos às 19:30. Entrada gratuita.

O projeto Pashu arrancou suspiros de quem passava por seu estande. Por meio de um aplicativo, as pessoas conseguem acompanhar as histórias e eventos próximos da região e descobrir como ajudar os vários animais que precisam de algum tipo de ajuda. Na exposição da Pashu tinha a presença de alguns cães com deficiência e filhotes de gatos. Foi um grande sucesso. Dentre tantos projetos, muitos foram criativos, arrastando professores como Larissa Salgado, Marcio Seco e Raffael Martins, para participarem de um canal de internet, que foi montado logo na entrada do pátio, garantindo muita diversão para quem assistia.

Como já é de costume dos expositores desde a apresentação dos primeiros trabalhos finais de semestre, vários petiscos foram oferecidos ao público. De biscoito recheado e salgado a café, muitas pessoas mataram a fome nos estandes. Além de cativar o público com essa tática, é uma forma de prender a atenção de quem está passando pelo evento.