por Anelisa Lara Rosa
Na noite desta quinta-feira (16), a ESAMC Santos realizou o PGExpo ao público, a partir das 19:30. O evento, que é aberto ao público, reuniu os alunos dos últimos semestres dos cursos de comunicação e negócios, onde eles apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso no pátio da faculdade para o público interessado. A exposição contava com os mais diversos stands,desde gatos e cachorros até cupcakes laranjas, e chamavam a atenção das pessoas que passavam por lá.
Um dos expositores era do grupo da aluna de Publicidade e Propaganda, Brianne dos Santos Vieira e da aluna de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, Barbara Eiroz da Costa, que antes faziam o trabalho separados, mas por meio de uma orientação de um professor resolveram juntar seus projetos, “Quanto vale um like?” e “A internet no poder dos influenciadores”, por serem basicamente o mesmo tema. Ela contou um pouquinho da ideia do seu projeto, “Quanto vale um like?”, onde o grupo optou por fazer um estudo de caso, onde foi analisado o que poderia tornar um youtuber famoso na internet.
“Nós fizemos uma análise da internet em si, como o youtube começou, como era antes e como ele é hoje, fizemos uma análise macroambiental para tentar entender o comportamento das pessoas que acessam o youtube. Chegamos então em uma conclusão de que foi meio bater na mesma tecla, onde não tem uma fórmula para o sucesso.” Brianne explica que o sucesso de uma pessoa na internet está atrelado ao humor de quem assiste e de quem faz. “Está atrelado ao momento cultural que o país vive. O nosso stand vai apresentar o projeto e estamos montando também um mini estúdio para quem quiser gravar um vídeo. “
Barbara também comenta como surgiu a ideia do projeto “A internet no poder dos influenciadores”. “Nosso projeto começou com o intuito de mostrar o poder de influência dos influenciadores digitais por ser um tema novo no mercado, e ao decorrer do trabalho a gente teve um questionamento sobre o quanto as pessoas são influenciadas.”