PGEXPO 2017 e o mercado de comunicação

Por Matheus Pinheiro/AES
 
 
Nesta quinta-feira (16), aconteceu o PGEXPO 2017. O evento é realizado todos os anos pela ESAMC Santos para apresentação dos projetos de graduação dos alunos de Negócios, Engenharia, Comunicação e Tecnólogos. A exposição aconteceu no pátio da instituição e foi aberta a todos os interessados em conhecer ideias e projetos dos formandos.
 
O primeiro dia foi dos alunos de Comunicação. Julia Lucinhuki, aluna de Relações Públicas tratou sobre os youtubers e de como eles são grandes influenciadores digitais. Ela falou o quanto é fácil uma pessoa, hoje, ser uma influenciadora: “Antes de ser famoso você precisava ir pra TV ou rádio, mas hoje você pode ligar uma câmera e se tornar influente criando um canal no Youtube”. O estandde dela foi dividido com Barbhara Eiroz, publicitária, e Claudia Vieira, relações públicas. As duas afirmaram que, hoje, como uma pessoa é facilmente influenciada, seja direta ou indiretamente. 
 
Também foi apresentado o projeto Dreamur, da estudante de Publicidade e Propaganda, Nathalia Belote. Um aplicativo para valorizar artistas anônimos no Brasil. Várias pessoas não são reconhecidas em nosso país, começam de forma humilde e nesse patamar permanecem. A ideia do projeto seria, além de dar visibilidade ao artista, gerar lucro.
 
No aplicativo, também funcionará um e-comerce. Nele, a ideia inicial trabalha apenas com a venda de livros, e Nathalia explica como seria o funcionamento desse mecanismo: “Nós faremos um ranking. Vemos a aceitação do público sobre quais são os melhores livros. E após uma votação, o mais votado é publicado. Vamos colocar na loja localizada no aplicativo, com autorização do artista. Uma porcentagem fica com a gente, outra porcentagem dessas vendas fica com o próprio autor. Isso gera lucro para todos. ”, conclui.
 
O PGEXPO acontece até terça-feira (21), no pátio da ESAMC Santos. No dia 17, acontecem as exposições dos projetos dos Tecnólogos. No último dia, os formandos de Engenharia vão expor seus trabalhos. O evento, segundo os professores, marca a entrada definitiva desses alunos no mercado de trabalho.