por Agência Esamc Santos
Às 20h de quinta-feira (16) iniciou-se o PGExpo ESAMC Santos, um evento semestral em que os alunos que estão se formando expõem seus trabalhos de conclusão de curso no pátio da universidade. Hoje, foram mostrados os PGEs das áreas de Negócios e de Comunicação, amanhã serão os trabalhos dos cursos Tecnólogos, e na terça (21), os de Engenharia.
Uma das propostas expostas foi a do aplicativo Pashu. Uma plataforma móvel com duas interfaces: uma para quem deseja adotar bichos domésticos (acessada como “Clientes”) e outra para ONGs voltadas para as causas sociais sobre animais que necessitam de ajuda (acessada como “Empresas”). Um dos desenvolvedores do projeto conta que o grupo de alunos desejava envolver a publicidade e o design em algum projeto social, então fizeram uma pesquisa de campo e outra de mercado para ver se as pessoas usariam o aplicativo.
O nome “Pashu” significa “proteger os animais” em Hindi, uma língua indiana. O símbolo é composto por três elementos: a pata (em relação ao animal), o coração (o amor) e a casa (o lar para quem quer adotar). Em parceria com a pet shop do Guarujá Happy Pet, o grupo trouxe gatos e um cão deficiente físico para serem adotados na feira de exposição dos trabalhos. Quem desejava levar algum animal para casa deveria assinar um termo, juntamente com informações pessoais. Uma veterinária da loja estava presente e participaria de todo o processo de adoção.
Outro projeto demonstrado foi o Mamas do Amor. Foi criada pela Fernanda Aguiar que sofreu câncer de mama e usou a prótese mamária de silicone, mas seu corpo a rejeitou. Foi então que ela criou uma prótese caseira de meia de poliamida ¾ preenchida com alpiste. Deu certo e hoje ela doa essas próteses para mulheres que tiveram que retirar suas mamas durante o processo de tratamento do câncer de mama.