Por Victória Ordonez / AES
Apaixonada por moda e pela arte, a professora e coordenadora do evento Esamc Fashion Trend, Drika Lucena é uma das responsáveis pela linda festa que acontece todos os anos, desde 2014, na ESAMC-Santos. Inclusive pela quarta edição, que foi realizada dia 30 de outubro, na instituição. A profissional tem 23 anos de carreira, sendo 11 anos na ESAMC. Artista plástica e publicitária com pós-graduação em Redação Publicitária e Criação Visual e Multimídia. Ela fala com muito carinho sobre o sucesso do evento, o tema e toda a preparação para a grande noite dos desfiles.
Victória Ordonez – Como começou a ideia do Esamc Fashion Trend, a quatro anos?
Drika Lucena – Bom, começou do desejo de fazer um desfile para mostrar o que a gente fazia em sala de aula. Todos os alunos sempre tiveram uma vontade muito grande que as pessoas vissem o talento deles, queriam que vissem que eles são estudantes de moda, que eles têm amplo conhecimento. E só teriam como mostrar tudo isso com um desfile! Então nós resolvemos fazer o primeiro, ai deu certo! Foi um sucesso, deu um público razoável aqui presente e agora chegamos à quarta edição como um dos maiores eventos que a gente já fez.
Tem alunos que estão desde o primeiro desfile e hoje estão concluindo o curso. Como é acompanhar essa evolução do aluno?
A maior satisfação para o professor é você ver o aluno entrar cheio de sonhos, mas ainda cru, e ver a evolução a cada ano. Ver eles se formando acho que é a maior satisfação que a gente pode ter. Não tem nada que pague ver um aluno saindo e sendo reconhecido no mercado, isso me enche de orgulho.
Esse é um trabalho que começa em sala de aula e o resultado é mostrado aqui. Como é esse processo, a escolha do tema por exemplo?
Olha, no segundo dia de aula do segundo semestre já tínhamos definido. E termina esse, já começamos o próximo. É quase uma escola de samba. Pensamos em algo que esteja na moda, que estejam comentando. Esse ano escolhemos a mulher por ser o momento delas, em todas as áreas vem se destacando e queremos mostrar isso, sem levantar bandeira, mas mostrar um ser iluminado, o lado emocional frágil e forte ao mesmo tempo, queremos mostrar todas essas nuances.
Você acha que o backstage também prepara os alunos para o mercado de trabalho?
Esse ano nós temos essa novidade no desfile. Nos outros anos ficou muito entre os professores e esse ano eles tiveram uma disciplina chamada Produção de Desfiles, em que eles foram divididos em grupos para cuidar de todo o processo. Eles estão envolvidos em tudo aqui, além das roupas. Sentimos que esse envolvimento foi muito importante, porque eles precisam conhecer para fazer lá fora.
O tema deste ano é mulheres e a surpresa para as mães foi super emocionante. Como surgiu a ideia?
Temos três momentos, o primeiro desfile mostra mulheres que mudaram a história de alguma forma. O segundo vem com uma evolução da mulher, as fases da vida. E o terceiro momento retrata a referência para todos nós, a figura materna. A ideia foi o aluno criar a roupa que contasse a trajetória dessa mãe. Eu vejo todos os anos as mães desses alunos aqui e eu acho que se existe alguém que sempre vai estar ao seu lado para o resto da sua vida é a sua mãe. Essa mulher precisava ser reverenciada.