Cervejeiros e pioneiros

Por Matheus Pinheiro/AES

Enxergar o mercado, ver a oportunidade e partir para a ação. Os formandos de engenharia encerram o PGEXPO 2017 na noite desta terça-feira (21) com ideias inovadoras. O pátio da ESAMC Santos recebeu os projetos, abrindo o mercado para aqueles que completam o ciclo acadêmico.

Thais Jacobina, uma das participantes da exposição, falou sobre sua ideia: a instalação de uma Microcervejaria Artesanal na Baixada Santista. Segundo a estudante, o projeto é certeiro em virtude do grande número de cervejeiros que existem no Brasil. A região é um dos grandes polos consumidores do país. Como um legítimo projeto de engenharia, Thais enfatiza o quanto a ideia da fábrica é complexa. Todos os pontos são ligados: produção, logística, compras, montagem até viabilização financeira.

A fábrica é uma ideia original e vai em um caminho diferente da concorrência existente: “Seríamos um mercado a parte visto que nós produziríamos a cerveja. O Mucha Breja e a Burgman vendem a cerveja pronta, nós faríamos todo processo de produção. ”O orçamento prevê quase um milhão de reais. Gasto com aquisição de máquinas, equipamentos, preparação do ambiente de produção, etc. Serão produzidos dois tipos de cerveja: Pilsen e ALE. E os alunos destacam o porquê serão pioneiros: “Seremos os produtores da ‘Cerveja Cigana’.

O cervejeiro tem a receita, mas não tem onde produzir. Então nós produzimos e repassamos para que ele faça a venda. Cobramos a matéria-prima e algo de 4 a 6 reais em cima disso.”. Após visitas nas fábricas no interior de São Paulo, o grupo concluiu que o objetivo final é produzir mensalmente mais de 500 litros de cerveja. Além disso, a fábrica teria retorno financeiro no período de 5 anos. Junto com Thais, o professor Alessandro Borraschi orientou Juliana Campbell, Sergio Brasil e Wendell Williams para esse projeto considerado original.

A PGEXPO 2017 é um marco, o início de uma nova era para os visitantes, a oportunidade de estar pela primeira vez dentro do ambiente universitário. E aos alunos, que marcam sua entrada no mercado de trabalho com ideias criativas, uma nova visão de mercado e vontade para executar projetos.