por Bianca Seabra
Começou na quinta passada a PGExpo na ESAMC Santos. São três dias de evento onde os alunos devem expor seus projetos de graduação no pátio da faculdade. Nesta terça (21) foi a vez dos futuros engenheiros neste último dia de apresentações.
Os alunos de engenharia, visivelmente aflitos, apresentaram seus trabalhos para os alunos que passavam pela faculdade. Em grupos de 4 a 8 pessoas em média, mostraram como a nova onda de sustentabilidade impactou no sistema de engenharia no Brasil. Mas não só isso foi mostrado. Também houveram casos onde os estudantes davam soluções para problemas regionais, como a ponte Santos-Guarujá que nunca saiu do projeto.
Vários estantes tiveram destaques por suas ideias inéditas, e tanto incomuns. Entretanto, as idéias mais chamativas foram dois: Telhado Verde e o Reaproveitamento de reusos através de Jet Grouding. Diego Marcos, Edicarlos Oliveira, Pedro Muniz e Reinaldo Ricardo mostraram como economizar de forma sustentável através do projeto Telhado Verde.
A ideia é bastante amigável para qualquer engenhos: cultivar hortas nos telhados de grandes prédios, assim economizando mais energia de forma sustentável. No caso da idéia do Reuso através de Jet Grouding, o grupo formado por Apollo Rodrigues, Victor Ranieri, Eraldo Torres, Ariana Sargento, Valmir Rocha e Alessandro Ricardo, o reuso impactaria em milhões economizados e ainda traria mais sustentabilidade para a cidade de Santos. O reaproveitamento de concretos “perdidos” no porto de Santos. Ao navios atracarem no porto, acaba-se perdendo concretos no fundo do mar, a idéia é reaproveitar esse dejeto que seria desperdiçado através da técnica Jet Grouding. Por fim, criando tijolos que podem ser usados em alvenarias domésticas.