por Isabela Brígido
A faculdade ESAMC Santos apresentou nessa terça-feira os PGES dos alunos de Engenharia no pátio da unidade. O evento aconteceu as 19h30 e foi possível ver vários expositores com projetos inovadores, criados pelos vários ramos do curso de Engenharia da instituição.
Um dos expositores entrevistados foi Patrícia Marcondes que, junto de outros colegas, criou o projeto Escola Modular. Um projeto criado para atender as crianças carentes e fornecer uma alternativa mais sustentável. Patrícia conta que o projeto serve tanto para quem tem o intuito de criar uma escola do zero, como também para quem pensa em aumentar uma unidade, pois os módulos poderiam ser vendidos separadamente.
“Queríamos algo inovador, fugir da mesmice e criar um projeto que impactasse a sociedade de uma maneira positiva”, explica Patrícia. De acordo com o grupo de Patrícia, os módulos custariam em média 50 mil, mas todos seriam entregues completos e pronto para usar, enquanto a duração da construção iria depender de quantos módulos seriam entregues, podendo ser de 3 meses para uma unidade ou, até 6 meses, para a criação de uma escola completa.
Outra banca bastante visitada foi a do projeto de Mobilidade Urbana entre Santos e Guarujá. O projeto que é inicialmente parecido com o do túnel entre Santos e Guarujá, se destacou por ser uma alternativa do túnel apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, que nunca saiu do papel. Vinicius Moura conta que o projeto criado por seu grupo seria uma ponte móvel entre Santos e Guarujá. “Muito mais ágil que o sistema de balsas atual, que atende cerca de 900 veículos por hora, enquanto seu projeto conseguiria atender cerca de 5.200 veículos, pelo mesmo tempo”, explica Vinicius.