por Elisabeth Vieira
Na chuvosa noite de terça feira, aconteceu mais um PGE Expo na faculdade ESAMC Santos. E agora foi a vez da galera de Engenharia mostrar suas habilidades. Como todos os anos, a Expo conta com trabalhos de conclusão de curso das turmas, e depois de quase um ano de acompanhamento de PGE e mais cinco de curso, os projetos sempre chamam atenção de quem passa pela faculdade.
Esse semestre uma boa parte da turma investiu em uma área que anda em alta entre grandes empresas: a sustentabilidade. Entre os projetos relacionados a área, estava o do Telhado Verde. Assim como o próprio nome já diz, o projeto teria um telhado verde extensivo onde se implantaria um jardim leve para que fosse de fácil manutenção e com um sistema de irrigação sustentável. O próprio prédio da faculdade foi utilizado na proposta de aplicação do projeto.
Outro projeto bem interessante, era o da Esteira Airbelt, que visa economizar (tempo e dinheiro) e facilitar o transporte de cargas através das esteiras. A proposta é trocar as transportadoras atuais, por um novo modelo que contaria com um design diferenciado e uma tecnologia inovadora que evitaria perda de material por ser um equipamento de movimentação totalmente enclausurado, além de evitar paradas e manutenções inesperadas.
Um projeto que chamou bastante atenção por ser no mínimo bem curioso é o do grupo que apresentou o bloco com fios de LED. Por utilizar um concreto diferente, mais leve para não atrapalhar as luzes eminentes do bloco. Com a intenção de ser atualizados para decoração, em alta escala, por exemplo em paredes de corredor ele pode até ser econômicos. Com projetos diferentes que só poderiam sair da mente de um engenheiro, a feira encabeçada pelo professor Alessandro Borraschi, mais uma vez provou que engenheiro está ai para mudar e melhorar o mundo.”