PGExpo de Engenharia da ESAMC Traz o Lúdico para o Público

Por Willian Ribeiro/AES

Nesta terça-feira (21), aconteceu no pátio da ESAMC-Santos, a PGExpo de Engenharia 2017. O Evento é uma feira de exposição dos trabalhos de conclusão de curso que acontece semestralmente na faculdade. Neste evento, os alunos tornaram públicos suas iniciativas e realizaram ideias que mexeram com o lúdico e o imaginário do público presente.

Através de stands, maquetes e vídeos, os alunos da ESAMC expuseram todo o seu trabalho. Perto do fim da graduação, eles mostraram criatividade e muito empenho na criação dos seus projetos. E nesse ano, tivemos vários empreendimentos apresentados. Um deles é o do grupo do Thiago Henrique, 25, aluno do décimo semestre de Engenharia de Produção na ESAMC. O projeto apresentado pela sua equipe tem como objetivo a sustentabilidade. Segundo ele, o material utilizado foi projetado em Taiwan e, basicamente, o lixo era convertido em riquezas e transformadas em um tipo de revestimento: “A ideia foi trazer isso para Santos. Como a cidade é conhecida pela sustentabilidade e tem toda essa atenção para essa área, nós queríamos trazer esse projeto sustentável para virar um ícone em Santos e ser um exemplo para outras cidades da Baixada Santista”., aponta.

Ainda, o Professor Alessandro Borraschi, um dos organizadores da PGExpo de Engenharia, contou quais as novidades desta edição. Para ele, cada semestre é utilizado temáticas bem diferentes e cada qual com a sua vertente: “Estamos hoje com 7 grupos de Engenharia Civil, 5 de Produção e 3 de Computação. Cada um tem um aspecto diferente. Temos algumas aplicações de borracha, concreto translucido, telhado verde, entre outros”. Segundo Borraschi, a ideia central dos PGE’s é trazer uma temática que possa ser vista de uma forma mais visual e lúdica: “Que possa acrescentar de uma outra maneira, mais estudado, mas que pode ser visto por quem não conhece de uma outra forma”, afirma.