por Agência Esamc Santos
O evento PGExpo é gratuito e será realizado na Faculdade Esamc, localizado na Rua Egídio Martins, 181, Ponta da Praia em Santos (SP), onde estudantes de engenharia apresentam nesta terça-feira (21) a partir das 19h30 trabalhos de graduação, com propósito de mostrar suas visões e planejamento sendo eles futuros engenheiros, curso conhecido por sua complexidade, precisão e paixão por criatividade física.
Um dos projetos impactou por chamar atenção tanto em sustentabilidade e visão social, a Escola Modular aborda um sistema simples e viável na construção de escolas a partir da reutilização de containers, adaptados diante a sazonalidade e/ou espaço, sua estrutura padrão exposta em maquete na feira, contém 4 salas, 1 cozinha, banheiro masculino e feminino, sala dos professores, diretoria, biblioteca, pátio, refeitório e uma quadra poliesportiva incentivando uma versão com um maior investimento.
Os alunos Débora Farias e Júlio Lara explicam a utilização de forma sustentável na construção dessa estrutura, em sua composição mostra-se um telhado verde, placas fotovoltaicas e filtros para reaproveitamento da água da chuva com total foco em impactos no meio ambiente. Segundo Patrícia Marcondes, o projeto visa além da sustentabilidade, a sociedade com condições precárias em sua inserção educacional, explica que por ser uma estrutura modular, ou seja, pode ser adaptada em qualquer local com a opção de levar a educação para crianças e jovens sem acesso financeiro ou qualquer outro motivo que não viabiliza a ida a escola. Marjory Lessa e Nicholas Barreto ressaltam de modo na gestão empresarial a busca em seu plano de marketing, governos, empresários e investidores de instituições de ensino são considerados o público alvo para viabilizar e colocar em prática uma visão futurista e sustentável de modo que os principais beneficiários sejam crianças, familiares e professores.
A Escola Modular vem chamando atenção de quem já está no mercado de trabalho, inclusive investidores. Os alunos afirmam que a Escola Modular não é apenas uma criação para concluir a graduação e sim algo que os mesmos já tencionam há alguns anos e sonham em levar como seus projetos de vida.