Por Estevão Santos
E o PGExpo chega ao seu último dia. Alunos do eixo de engenharia que concluem seus cursos esse semestre apresentam ao público seus trabalhos finais. Os PGE’s (Projeto de Graduação ESAMC) foram apresentados na noite dessa terça-feira (21) no pátio do campus da ESAMC Santos. Uma noite repleta de curiosidade e aprendizado atraiu diversos expectadores.
Sustentabilidade é um tema em alta nos dias de hoje e esse tema refletiu bem nos trabalhos apresentados durante a noite. Um dos trabalhos apresentados tratava de obras portuárias, no qual o grupo desenvolveu um novo tipo de tijolo. O projeto focava no reaproveitamento do refluxo de Jet Grounding, no qual o tijolo desenvolvido iria ser o substituto de uma técnica que utilizava uma massa. Esta massa além de cara gerava um prejuízo por não ter uma fixação duradoura.
Outro grupo que se destacava no quesito sustentabilidade abordou o tema Asfalto de borracha. O projeto era 100% sustentável, pois funcionava através da reciclagem de pneus para a matéria prima. O custo para aplicação se tornaria mais caro, porém comparado com o concreto o asfalto de borracha demonstrava maior qualidade.
Um grupo de garotas de engenharia civil desenvolveu um projeto com o nome de Escola Modular. As maquetes demonstravam que a escola era feita totalmente com containers, além de possuir uma espécie de teto verde. A maquete também apresentava canaletas para o reuso de água.
Outras ideias apresentadas na noite eram variadas e inovadoras, como por exemplo a criação de apps para mobile até ideias alternativas para a construção de paredes. A introspectividade dos alunos de engenharia comparados com os de comunicação na semana passada é bem evidente, porém não tira o mérito e o conhecimento amplo dos novos engenheiros formados pela ESAMC.