Por Agência Esamc Santos
Hoje, 21 de novembro, ocorreu o terceiro e último dia da PGExpo, evento semestral que expõe os trabalhos de conclusão de curso no pátio da universidade ESAMC Santos. Nesta terça foi o dia dos cursos de Engenharias.
Um dos projetos mostrados foi o SAGE (Sistema Automatizado de Gerenciamento Elétrico), dos alunos de Engenharia da Computação. Composto por hardware e software, foi projetado especialmente para instituições de ensino com o objetivo de ajudar a economizar a energia elétrica do local. Funciona por meio de uma plataforma para celular ou computador onde ele gerencia quais equipamentos eletroeletrônicos estão ligados, liga ou os desliga até mesmo por agendamento prévio, além de controlar até 104 salas ao mesmo tempo. Uma universidade, por exemplo, chega a economizar R$ 4000 de energia por mês com o SAGE.
Outro projeto exposto foi o Escola Modular, desenvolvidos pelos alunos de Engenharia Civil, em que apresentaram uma maquete de escola pequena feita a partir de containers, que os alunos chamam de módulos. Cada módulo custa por volta de R$50 mil, completo com carteiras, mesas, privadas, pias e outros móveis essenciais para uma instituição de ensino, já numa produção comum de alvenaria não possuiria tais itens. Um dos custos benefícios é ser duas vezes mais barato do que uma construção comum e uma escola, como exemplo, se torna pronta em até 6 meses, além de ser facilmente transportado e poder aumentar a demanda da escola, por ser mais uma sala de aula.
O grupo, orientado pelo professor Alessandro Borraschi Ferreira, desejava escolher algo que impactasse positivamente a sociedade. Ao todo, foram 17 grupos. Alguns exibiam banners, maquetes e folders que explicavam seus projetos.