Por Thais Lima (texto)/AES
Um evento realizado na noite de hoje, 23 de novembro, no Teatro da Esamc Santos ás 20h, abordará um tema bem atual e importante a ser discutido “A representatividade da mulher negra na comunicação”. Resultado do Projeto de Graduação da Esamc (PGE), onde as alunas encontraram uma forma bem mais simples e diferente de abordar o assunto. Uma palestra, no teatro da faculdade.
O evento que leva o nome de “NegrAlô” conta com as presenças ilustres da poetisa Mel Duarte, jornalista Joyce Ribeiro, a apresentadora e jornalista Gaby Góis e a rapper Preta Rara. Num rápido bate-papo com as palestrantes antes mesmo da apresentação era visível o orgulho das palestrntes em poder mostrar ao público como a mulher negra pode e deve lutar pelo seu espaço.
A apresentadora Gaby Góis conta o quanto a internet pode ajudar na aceitação da mulher e de atualmente poder ver mais mulheres aceitando o “cabelão” e investindo no cabelo natural. “Tiravam sarro de mim quando eu tinha o cabelo Black Power há 10 anos atrás”, diz Gaby. A jornalista contou que sua família fez a diferença na infância: “Devo muito a minha criação, a forma como meus pais me criaram, eu nunca me senti diferente, nunca me diminui. Eu sempre achei assim, estranho é aquele que me estranha”.
Gaby Góis ressalta que a mulher precisa e deve correr atrás do seu espaço, que é capaz de lutar por tudo que deseja. A apresentadora pretende incentivar alunas a buscar por uma vaga no mercado de trabalho e serem quem são. “Não mude seu corpo, seu cabelo ou forma de se vestir apenas para ir em busca de uma vaga dos sonhos”, enfatiza a apresentadora. A jornalista conta quantas oportunidades já perdeu por causa da sua cor, por causa do seu cabelo ou simplesmente pelo fato de ser mulher, mas acredita plenamente no quanto é capaz “todos podem e devem correr por seus objetivos”, concluí Gaby Góis