Representatividade da mulher negra em pauta na ESAMC Santos

Por Anaelisa Lara Rosa

 

Na semana da Consciência negra, a ESAMC Santos recebeu nesta quinta-feira (23), o evento ‘NegrAlô – Eu me vejo, eu me reconheço!’, que aborda a representatividade da mulher negra na comunicação negra, realizado no teatro da universidade, às 19h30. O evento faz parte do PGE de quatro alunas de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da universidade, que idealizaram este projeto após terem realizado um estudo de caso, onde identificaram que no setor de comunicação há uma escassez de mulheres negras trabalhando.

As palestrantes foram Joyce Ribeiro, jornalista e uma das raras mulheres negras âncoras de um telejornal brasileiro; Mel Duarte, poeta e integrante do coletivo “Poetas Ambulantes” e do “Slam das Minas”; Gaby Góis, apresentadora, jornalista e repórter e a rapper santista, Preta Rara. A palestra, além do tradicional e divertido bate-papo das meninas, contou com a presença de um forte público, e foi conduzida de um modo descontraído, por meio de discursos inspiradores, sobre as mulheres negras, e onde as palestrantes também falaram um pouco sobre a vida delas, de como foi e é conseguir se realizar e conquistar seus objetivos, sendo uma mulher negra na sociedade.

A aluna de Relações Públicas, Ingrid Follmann, disse que essa foi uma das palestras mais inspiradoras que já presenciou. “Me emocionei bastante com os discursos das meninas, sendo essa palestra uma das mais abrangentes que a ESAMC já realizou aqui. E foi como o próprio professor Raffael Martins disse, é preciso ter coragem para falar sobre o assunto, e dar a cara a tapa. As duas primeiras que falaram, Mel Duarte e Gaby Góis, onde elas contaram o que passaram na vida delas me impressionou e me emocionou de uma forma. As nossas raízes não mudam, independente do que aconteça.