Por Quitéria Ataíde/AES
Aconteceu nessa quarta (31), um bate-papo com o jornalista e advogado Eduardo Velozo Fuccia sobre Jornalismo Policial. Ele relatou matérias quer realizou para o jornal A Tribuna, de Santos, e apresentou técnicas para estudantes a se tornarem jornalistas exemplares. A palestra aconteceu no evento organizado pela Esamc Santos, Semana de Comunicação, que acontece todo semestre e traz especialistas de várias áreas para mostrar aos alunos muito mais sobre o mercado de trabalho.
Velozo reforçou que muitos casos de crimes possuem antecedentes sociológicos e que a maioria dos meliantes já sofreu traumas na infância. Mostrou que cobrir esses tipos de casos é preciso muito mais do que apenas saber escrever uma matéria e relatar os fatos: é necessário conhecimento de várias áreas, como Psicologia, Medicina Legal e Direito, além de ter quer avaliar cada detalhe do acontecimento.
Ressaltou ainda a importância da verdade real a verdade formal, sendo verdades de formas distintas. A verdade real é o fato como realmente aconteceu, já a verdade formal seria relatos oficiais, que estão no papel, como um release policial, mas que não apresenta detalhes que mostra na verdade real. A reportagem policial foi uma oportunidade que surgiu na vida do profissional, que diz que “A alma do jornalismo é a reportagem”.