por Vanessa Rocha (texto) / AES
Nesta terça-feira (30) às 20 horas, o fotógrafo Marcelo Justo foi palestrante na Semana de Comunicação da Esamc – Expressa, realizada na Esamc Santos. O fotógrafo contou um pouco da sua trajetória e sobre os trabalhos produzidos por ele. “O fotojornalismo não está na câmera, está no momento”, afirmou o fotógrafo no início da palestra.
De acordo com a estudante de jornalismo Joyce Fernanda, o que mais chamou a sua atenção foi a forma como a palestra foi apresentada, diferente das outras que ocorrem na faculdade, nas quais o palestrante conta a sua história mas não há muito espaço para a parte visual. “O jeito dele apresentar, mostrando as fotos e contando sobre o momento, como foi que aconteceu toda a produção por trás da foto”. A estudante também falou sobre a importância da fotografia para o jornalismo: “A fotografia por si só conta uma história, junto com um bom texto, a foto compõe a matéria”, afirmou Joyce.
Justo mostrou aos estudantes diversas fotos que produziu, inclusive algumas premiadas, como uma foto de um estivador no Porto de Santos, com a qual ele ganhou o concurso Porto Que Eu Amo, em 2003, realizado pelo próprio Porto de Santos.
Marcelo fotografou diversas personalidades, como Pelé, Gisele Bündchen, Barack Obama, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre outros. Ele cobriu a visita do Papa Francisco no Encontro Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, no qual contou que acampou na praia para dormir e trabalhou durante 12 horas no evento. Além disso, ele cobriu também a prisão do Lula, o desabamento do Paissandú, entre outros acontecimentos importantes no País.