Por trás dos bastidores do Grupo A Tribuna

Por Rafaela Oliveira/AES
 
No último dia 08, quinta feira, os alunos da disciplina Agências de Notícias da Faculdade ESAMC Santos tiveram a oportunidade de conhecer o prédio do Grupo A Tribuna. Com a intenção de mostrar mais de perto como realmente funciona esta área do jornalismo, a professora Carlota Cafiero, que ministra a disciplina, porporcionou tal experiência para estes futuros profissionais da comunicação.
 
Os estudantes de Jornalismo e Publicidade colocaram em prática o que vieram aprendendo durante as aulas e tiveram abertura para tirar eventuais dúvidas sobre o trabalho de cada profissional. Entre eles, o jornalista e editor Marcelo Eduardo Santos, que utiliza as agências de notícias nas páginas Mundo e Brasil do Jornal A Tribuna há 20 anos.
 
Em conversa com os alunos, Marcelo falou sobre a importância de identificar a agência responsável pela matéria utilizada, podendo haver ajustes feitos pelo jornalista em relação à linguagem ou interesse do veículo a qual ele esta vínculado. Porém, ele frisa que o mais importante é o conteúdo estar claro ao leitor. “Você perde espaço, sabe? Às vezes, em uma linha, você fica ali quebrando a cabeça, perde tempo com a diagramação.
 
Usar uma linha pra identificar a agência pode cortar alguma informação importante para o leitor do jornal”. A jornalista ainda comentou sobre as especulações do possível fechamento da Agência Brasil, mantida pelo Governo Federal. “Eu não sei, sinceramente não sei. Eu acho que acaba só se o dinheiro acabar, porque ela dá a visão do governo. É uma agência boa, faz cobertura de muita coisa”. 
 
Além de Marcelo, os alunos trocaram conhecimentos com outros grandes profissionais da área do Jornalismo, como o editor da capa do Jornal A Tribuna Mário Jorge e a editora-chefe Arminda Augusto, que mostraram na prática o planejamento e construção de uma capa de jornal. A repórter do jornal Expresso Popular, Nathália de Alcantara, pôde contar sua trajetória no Grupo A Tribuna e como é o desenvolvimento de seu trabalho. 
 
Outros profissionais incrementaram ainda mais a visita dos alunos ao prédio, como o repórter do G1 Santos, José Claúdio Pimentel; o repórter do jornal da TV Tribuna Rodrigo Nardelli; o cinegrafista da TV Tribuna, Carlos Abelha; e a locutora e radialista Lucimara Félix, da rádio Tri FM 105,5.
 
Em clima de bate-papo os alunos puderam interagir com os profissionais e conhecer além da redação do jornal A Tribuna, como outros setores do Grupo, entre eles, a redação do G1 Santos e Tribuna Oline; o studio da Rádio Tri FM 105,5 e também o studio de gravação do jornal A Tribuna.  Desejando boa sorte aos futuros profissionais da área, o repórter do G1 José Claúdio compartilhou com o grupo uma frase que, para ele, simboliza a verdadeira essência de um bom jornalista. “Sem medo de ser feliz, sem medo de arriscar. Você tem que amar isso aqui”.