As boas-vindas aos estudantes de comunicação da ESAMC Santos

Por Matheus Pinheiro/AES

 

Foi num clima de boas-vindas ao mundo universitário que os alunos de comunicação da ESAMC Santos encararam a aula magna ministrada por Arminda Augusto, editora-chefe do jornal A Tribuna. Realizado na noite de quinta-feira (21), o evento serviu como uma aula geral referente à área, e reuniu todos os semestres no teatro da faculdade.

Arminda compartilhou sua experiência em um longo bate-papo com os estudantes. A jornalista falou não apenas de sua vasta carreira dentro da áreamas também sobre questões como as futuras tendênciaas de mercado. Além disso, os alunos puderam fazer perguntas para a profissional, e isso promoveu uma aula com muita informação e interatividade.

Este ano, o Jornal A Tribuna, um dos mais renomados do Brasil, completa 124 anos. Sobre a importância que o veículo impresso tem dentro de um grupo multiplataforma como o da Tribuna, Arminda diz que se trata do carro-chefe. “Hoje, nem tanto pelas vendas, só que pelo nome que construiu. A partir dele vieram os outros veículos, como o Expresso Popular, a Tri FM, a TV Tribuna. Então o pilar, a mãe de tudo é o Jornal. E o que vai ser desse jornal físico daqui cinco, dez anos, nós não sabemos. Mas, se o Jornal A Tribuna perenizar, missão cumprida. Então, temos esse peso, porque por causa dele, todo o grupo se constituiu.”, comenta.

Sobre perenidade acerca de um veículo como o jornal impresso, o norte desta bússola aponta para a entrada cada vez maior da internet. Hoje, os sites e redes sociais são importantes meios de se buscar notícia. Mas em lugares como o Jornal A Tribuna, na medida em que o impresso diminui, o seu site aumenta cada vez mais em acessos. Sobre isso, Arminda falou sobre o conceito de “Paywall”. Um sistema onde a pessoa precisa pagar uma assinatura para consumir determinada notícia. Afinal, assim como qualquer outro produto, produzir notícia tem um custo. E a partir disso, o paywall se torna fundamental na visão da jornalista.

“Acho importantíssimo. O The New York Times solta de vez em quando, balanços entre publicidade e assinante digital. Hoje a receita adquirida com esses assinantes é maior do que a verba de publicidade. E vejo até mesmo um futuro para a publicidade nisso. Porque serão menos pop-ups, menos poluição na tela. O futuro é você pagar por informação de qualidade, e nos Estados Unidos estão provando isso.”, disse Arminda.

Multiplataforma 

Hoje, o Grupo Tribuna mostra uma união e sinergia entre seus veículos. G1, Globo Esporte, Jornal, TV e rádio de alguns anos para cá aumentaram a produção conjunta de conteúdo. Porém uma dúvida foi levantada na entrevista com a jornalista Arminda Augusto. O multiplataforma é a tendência de mercado? Ou o Grupo se adaptou para uma nova realidade visto que profissionais foram demitidos recentemente? Porém, Arminda foi direta quando questionada.

“É multiplataforma porque é um grupo de comunicação. Ele tem todos os veículos imagináveis: rádio, tv, jornal, revista, institutos de pesquisa, sites etc. Então transitar por todos esses meios é uma grande vantagem. Conseguimos potencializar a informação, podemos colocar ela em cada veículo e ela chega ao seu destino. Afinal, quem não ouve rádio, lê jornal. Quem não lê jornal, vê televisão. Quem não pode ligar a tv, acessa o site. Então a certeza é de que o público vai ser atingido”, falou. Sem contar com o fato de que esse conceito, segundo ela, é muito benéfico para o anunciante.

“Em termos comerciais é muito bom. Você captura um anunciante, e ele tem um leque de opções. Se não gosta de um, tem o outro. O fato de ser multiplataforma, é uma vantagem multi em todos os sentidos”, finalizou a jornalista de forma bem-humorada.

Visão do aluno 

A aula magna de comunicação levou muitos alunos ao teatro da ESAMC. O aluno de jornalismo Gabriel de Jesus comentou que eventos como esse tem grande importância para agregar todos os semestres. “A faculdade tem o papel de apresentar o curso ao seu aluno, e todos estiveram aqui pra ouvir a Arminda e absorver tudo que ela falou em todos os sentidos pensando em uma construção de carreira. Também acredito que ter em quem se inspirar faz bem e não é um acaso. A ESAMC faz muito bem esse papel”.

Visão docente

Os alunos aproveitaram cada momento da aula magna. E os professores também. “Acho eventos assim super importantes. Afinal, os calouros precisam das boas-vindas por parte dos colegas. E começar a entender seu papel e sua participação em eventos como esse. E o mercado de comunicação é um tema super em voga que não vai sair de moda nunca. Então falar dele é muito importante e atual. E pra uma primeira palestra pra muitos desses alunos, ver esse teatro é algo muito positivo”, afirmou a professora Raquel dos Reis.