Esamc Santos recebe a jornalista Arminda Augusto em aula magna

por Isabela Brigido
Na noite de quinta-feira (21), a Esamc Santos recebeu a jornalista Arminda Augusto, editora-chefe dos jornais A Tribuna e Expresso Popular, além da AT Revista, para uma aula magna de Comunicação. Por duas horas, ela compartilhou suas experiências profissionais com os cerca de 400 alunos que compareceram ao encontro.
  
Arminda frisou a importância dos universitários em refletir sobre a responsabilidade social do curso e carreira que optaram. Na vertente jornalística, ressaltou a preocupação da categoria com o fim do diploma jornalístico, em 2009: “Hoje em dia todos têm opinião, porém a fundamentada e embasada não são todos que podem dar. A preocupação deve ser com a qualidade de conteúdos que alguém sem uma formação ou conhecimento apropriado poderia dar”, refletiu Arminda.
Ela revelou que o Grupo Tribuna está avaliando uma nova tecnologia que poderá ser utilizada para restringir o acesso às notícias on-line, o sistema de pagamento Paywall, para que as pessoas deem um valor maior a elas e sua produção: “Com as facilidades tecnológicas que temos hoje, as notícias são recebidas com grande frequência pelas pessoas, que acabam não percebendo o trabalho que há por trás daquele conteúdo, sem a valorização que merece, com a restrição de quantidade de notícias, essa valorização será uma consequência”.
Com o mercado de trabalho ruim, ela comentou que são cobradas mais obrigações do profissional, para que se torne completo: “É necessário haver uma sinergia entre os profissionais, uma maior disponibilidade, se atualizar em técnicas, novas linguagens, se reinventar, fazer de tudo um pouco e dominar aquilo que se propõe a realizar”. Ana Vitória Cardoso, aluna de Publicidade e Propaganda da faculdade, fachou muito interessante ver alguém bem posicionado no mercado descrevendo suas experiências e transmitindo uma visão muito clara das necessidades de um profissional de comunicação atual.
Ás 20:00 do dia 21 de fevereiro de 2019, foi realizada uma aula magma com Arminda Augusto, editora chefe dos jornais impressos A Tribuna e Expresso Popular, além da AT Revista, no Teatro da faculdade Esamc Santos. Durante duas horas de aula, Arminda pode compartilhar suas experiências profissionais com os alunos da faculdade. Em torno de 400 pessoas assistiram a aula. Arminda Augusto, editora chefe dos jornais impressos A Tribuna e Expresso Popular, além da At Revista Arminda frisou sobre a importância de um aluno universitário refletir sobre a responsabilidade social do curso e carreira que optou. Na vertente jornalística ela ressaltou sobre a preocupação da categoria pelo fim do diploma jornalístico: “Hoje em dia todos tem opinião, porém a fundamentada e embasada não são todos que podem dar.
 
A preocupação foi pela qualidade de conteúdos que alguém sem uma formação ou conhecimento apropriado poderia dar”. O Grupo Tribuna está avaliando uma nova tecnologia que pode ser utilizada para restringir o acesso às notícias, para que as pessoas deem um valor maior a elas e suas produções: “Com a facilidade de tecnologia que temos hoje, as notícias são recebidas com grande frequência pelas pessoas, que acabam não percebendo o trabalho que há por trás daquele conteúdo, sem a valorização que merece, com a restrição de quantidade de notícias, essa valorização será uma consequência”.
 
Teatro da faculdade Esamc Santos durante a aula Magma Com o mercado de trabalho ruim, ela comentou que são cobradas mais obrigações do profissional, para que ele se torne completo: “É necessário haver uma sinergia entre os profissionais, uma maior disponibilidade, se atualizar em técnicas, novas linguagens, se reinventar, fazer de tudo um pouco e dominar aquilo que se propõe a realizar”.
 
Em uma entrevista com Ana Vitória Cardoso, aluna de Publicidade e propaganda da faculdade, foi colocado um posicionamento sobre o quê o profissional de comunicação compreendeu da aula: “Foi muito interessante ver alguém bem posicionado no mercado descrevendo suas experiências, além de ter transmitido uma visão muito clara das necessidades de um profissional de comunicação atual”. Ana Vitória Cardoso, aluna do curso de publicidade e propaganda da faculdade Esamc Santos
Ana Vitória Cardoso, aluna do curso de Publicidade e Propaganda da faculdade Esamc Santos.