por Bianca Seabra
Na quinta-feira do dia 21, os alunos da Esamc Santos prestigiaram a aula magna de comunicação, ministrada pela convidada Arminda Augusto. Com 22 anos de carreira no Grupo Tribuna, começou o encontro apontando as diferenças sutis entre o jornal impresso, a tv, o rádio e o G1.
Crente no poder da boa formação como continuidade da profissão, Arminda disse, “Tenho noção do peso de ser jornalista”, e defendeu que quem quiser seguir esse caminho, tem que estar ciente de que os jornalistas são os maiores formadores de opinião.
Ser curioso, interessado e generalista, isto é, ter interesse por diversos assuntos de áreas diferentes, saindo sempre da sua zona de conforto e evitando a qualquer custo ser um jornalista burocrata. Essas são as qualidades defendidas pela palestrante, além de ter um bom faro pra notícias e ir atrás do que não foi dito, já que o mercado está cada vez mais concorrido e exigindo profissionais completos, com uma pauta preocupada com “algo a mais”.
Arminda também revelou detalhes de sua carreira, que declarou que os anos no jornal lhe trouxeram um ganho muito significativo no trato com as pessoas, na parte humana da profissão e que se arrepende de não ter saído de sua zona de conforto mais cedo.
É claro que, como uma das palestras mais importantes que a Esamc já proporcionou aos seus alunos, por um contato direto com alguém significante dentro da área, outros temas foram abordados. Entre eles, o destino do jornal impresso no cenário mundial (no qual Arminda se mantém muito otimista), o prédio histórico do Jornal A Tribuna e indicações de profissionais para se inspirar e acompanhar. Podemos resumir a noite como um bate-papo agradável, com alguém que tem muito a ensinar e muitas outras pessoas com muito a aprender.