Por Anelisa Lara Rosa
“Eu sinto que as pessoas estão buscando informações de qualidade, e quem tem isso sabe produzir informação de qualidade. São vocês, jornalistas”, disse Arminda Augusto, editora-chefe do jornal A Tribuna, em aula magna aos cursos de Comunicação da faculdade Esamc Santos, na última quinta-feira (21). Cerca de 400 estudantes dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, e professores compareceram ao encontro, interessados nas histórias que Arminda tinha para contar.
A jornalista falou sobre o mercado atual regional de comunicação e suas experiências na carreira e defendeu a formação superior em Jornalismo: “A gente ficava pensando que tipo de jornalista iria chegar ao mercado de trabalho, e eu não estou dizendo que só quem passa por um banco escolar é um jornalista cem por cento capacitado, porque tem todo tipo de profissional. Estou pensando que é aqui, dentro de uma universidade com quatro, cinco anos de curso, que se tem a capacidade de pensar e, antes de ir para a produção, refletir sobre a sua responsabilidade.”
Para o aluno de Relações Públicas Matheus de Souza Santana, 19 anos, a aula magna é interessante para dar um norte na carreira. “É importante, porque vai somar cada vez mais. Todo conhecimento é positivo, principalmente para a gente que está começando agora, no segundo semestre, então, todo tipo de experiência vai contar muito lá na frente e isso é ótimo para ter um leque a mais.”.
O estudante de Jornalismo Willian Feitosa Ribeiro, 28 anos, disse que a experiência que obteve durante a aula magna foi a melhor possível. “Ela falou sobre as vivências que teve na área, sobre a difícil missão que é você informar, apesar das dificuldades, sobre o mercado de trabalho no jornalismo, que você tem que ter proatividade, então eu gostei muito da aula dela. Foi muito elucidativo para nós que almejamos ser jornalistas e vai agregar muito em conhecimento, para a gente botar em prática na nossa carreira”.