Futuros jornalistas conhecem os bastidores do Grupo A Tribuna

por Vanessa Rocha

 

No dia 14 de maio, os alunos de jornalismo da Esamc Santos tiveram o prazer de conhecer o prédio do Grupo A Tribuna que fica localizado na Rua João Pessoa, 350 no centro de Santos. A visita foi proporcionada pela professora Carlota Cafiero que leciona a disciplina de Técnicas de Entrevista de Redação.

Por volta das 20 horas os alunos adentraram em um prédio silencioso e foram guiados para o terceiro andar, na redação do Jornal aonde poucos profissionais realizavam o fechamento da edição do jornal impresso que iria para as bancas no dia seguinte.

O primeiro bate-papo entre os alunos e os profissionais foi com o Editor da capa, Mário Jorge, responsável pelo planejamento da capa do jornal. Os alunos questionaram como que é feita a escolha das notícias que irão para a capa. “Os assuntos que a gente definiu para a capa, coletamos de uma reunião sobre os assuntos que cada editoria tem, então a gente dá uma filtrada para ver que assuntos são mais interessantes para vir para capa. ”

O editor explicou ainda que muitas vezes as manchetes que estavam programadas podem ser mudadas de última hora de acordo com a relevância de uma notícia que pode surgir a qualquer momento.

Ainda na redação do jornal, os alunos conversaram com o fotógrafo Frandi Ribas sobre o dia-a-dia dos fotógrafos da redação, “Ás vezes eu estou saindo daqui para fazer uma pauta e no meio do caminho tem uma outra muito melhor, então qual é o gancho? Ir na melhor. Você vai atrás da melhor matéria, da melhor pauta, ” explicou o fotógrafo quando questionado sobre as pautas das reportagens. 

Ribas contou ainda que em razão da redução do quadro de funcionários, a equipe de fotógrafos que antes era formada por dezesseis profissionais, agora consta com apenas seis fotógrafos. 

No segundo andar, os estudantes foram até as salas aonde estão os profissionais do jornalismo on-line, entre eles, o responsável pelo G1 Praça Santos, Cláudio Pimentel. Ele explicou que o objetivo deles é de que as notícias da região sejam de conhecimento nacional. “Nós temos uma responsabilidade muito grande porque a Praça Santos é certamente um dos principais G1s do país, tem a maior audiência fora as grandes capitais”.

De acordo com Cláudio, a equipe é formada por 7 pessoas e dois editores, entre eles repórteres e estagiários que cobrem 24 municípios da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.

E ainda na mesma sala, os alunos ficaram encantados com o repórter esportivo Leonardo Zanotti, que conversou com os alunos sobre a sua trajetória na Tribuna, que vai completar vinte e cinco anos no ano que vem.

Quando um aluno quis saber de algum momento marcante que ele destacaria da carreira ele falou sobre a oportunidade de conhecer novos lugares, “Já estive em vários países que com o grau de instrução familiar que eu tenho eu não conseguiria conhecer, Olimpíadas na Grécia, Mundial Fifa, Copa do Mundo, eventos que te engrandecem e é maravilhoso de se participar, para ter noção da estrutura de uma Copa do Mundo só mesmo quem participa para entender. ”

E os alunos também aproveitaram para pedir dicas da profissão, “Estar bem informado e amar o que faz. Eu acho que o segredo da nossa profissão é gostar do que se faz. ”, respondeu o repórter.

Zanotti ainda levou os alunos até o estúdio de Tv onde vão ao ar os jornais tele visíveis da A Tribuna. Foi um momento de descontração para os estudantes que aproveitaram a oportunidade para tirar fotos atrás da bancada do jornal.

Por último, os alunos conheceram os estúdios da rádio Tri Fm e esse foi um dos momentos mais gratificantes da visita, pois os alunos puderam presenciar a radialista Lucimara Félix fazendo a locução ao vivo da rádio. A locutora conversou com os alunos sobre como a rádio proporciona uma maior ligação com o público, comparada com outros meios, “o rádio ainda tem essa magia da companhia, que eu acho que é o propósito do rádio desde sempre, o de fazer companhia. ”

Lucimara falou ainda o quanto considera o trabalho de radialista prazeroso, “Eu falo que é uma grande sorte você poder trabalhar com o que você gosta, você trabalha se divertindo. Sair da minha casa não é um sacrifício, você chega aqui e já tem um monte de gente te esperando. Você começa a entrar na vida das pessoas e você já não está mais sozinho, você não está mais trabalhando, você está conversando, você está ouvindo música, então é isso, acho que essa é a grande sorte de trabalhar com o rádio. ”

Os alunos encerraram a visita por volta das vinte horas, levando uma bagagem de conhecimentos dados pelos profissionais que foram pacientes e atenciosos com os futuros colegas de profissão.