Por Anelisa Lara e Patrícia Santos.
Com o título “La Praia Sem Papel”, um vídeo da campanha ambiental promovida pela Prefeitura de Mongaguá viralizou nas redes sociais. Desde que foi divulgado, no dia 16 de setembro, na página da Prefeitura no Facebook, atingiu mais de 100 mil pessoas.
Inspirado na série espanhola de sucesso mundial “La Casa de Papel” e no funk “Só Quer Vrau“, de MC MM e DJ RD, o projeto audiovisual foi realizado com o objetivo de envolver a população num mutirão de limpeza das praias e rios da cidade, marcado para esta sexta-feira (27), a partir das 8 horas.
Em pouco mais de 2 minutos, o vídeo mistura suspense e ação, com narrativa e personagens parecidos com os da série da Netflix, e é embalado pela paródia do funk “Só Quer Vrau”. A linguagem é educativa e voltada à conscientização dos estudantes, sobretudo os da Escola Municipal Regina Maria, que participam como atores.
Com imagens, edição e montagem de Julio Koema, a produção foi idealizada pela equipe do Departamento de Imprensa da Prefeitura de Mongaguá, para chamar atenção à ampanha lançada pelas diretorias de Meio Ambiente e Educação. A ação visa ser a primeira a envolver todo o município, com a participaçãod e voluntários de todas as idades.
Para Bianca Seabra, estudante do 5º semestre de Jornalismo da ESAMC Santos, estagiária do Departamento de Imprensa e que participou da produção do vídeo, a escolha do tema foi certeira: “Escolhemos ‘La Casa de Papel’ porque já é febre, é uma coisa popular. E o funk, porque é o que a maioria dos jovens escuta”, disse.
Ela só não imaginava que a repercussão seria tão grande. “Nós acreditávamos muito no trabalho, pois foi muito bem executado. Só não sabíamos que iria passar de 100 mil pessoas alcançadas. Ficamos muito satisfeitos, e querendo fazer mais”.
A qualidade e criatividade do vídeo foi tanto que acabou sendo divulgado no site da produtora Kondzilla Records e no portal de A Tribuna, o que ajudou a divulgar e impulsionar o vídeo na internet.