por Carlos Rambaldi Jr
Profissionais da região contam como estão se adaptando ao home office
Desde o dia 21 de março, quando o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (CONDESB) decretou calamidade pública por causa da COVID-19, algumas empresas paralisaram atividades ou mudaram de estratégia para sobreviver. Mesmo antes do decreto oficial, alguns empresários da região já haviam adaptado suas funções para o home office. “Sempre trabalhamos com atendimento digital, mas todas as atividades presenciais, como reuniões, eventos e entregas, foram suspensas ou mudamos os procedimentos”, diz a empresaria Ana Laura Lobo, de 24 anos, moradora do bairro Aparecida em Santos. As medidas adotadas foram uma forma de evitar aglomerações e a possível contaminação pelo vírus.
Funcionários também foram pegos de surpresa com os novos procedimentos. “No início, tive problemas com o sistema da empresa e a comunicação entre os companheiros de equipe, mas nas últimas semanas, conseguimos ajustar”, relata Thiago Macedo de Paula, 25 anos, da Zona Noroeste em Santos.
Macedo é técnico em Tecnologia da Informação (TI) e trabalha em uma empresa da região. Em dias normais, ele demorava cerca de 40 minutos para chegar ao trabalho: “Agora, consigo acordar um pouco mais tarde devido ao home office, e passar mais tempo com minha esposa”, confessa.
O técnico utiliza tempo livre para descansar e aproveitar a companhia de sua mulher, que está grávida de 4 meses, e se diz privilegiado: “Agradeço por conseguir trabalhar em casa, desta forma não tenho contato com outras pessoas e consigo proteger minha família”.
Casos na Baixada Santista
Segundo dados das nove prefeituras da Baixada Santista, divulgados no dia 11 de abril, os casos de pessoas contaminadas pelo Coronavírus chegam a 260, com 24 óbitos confirmados.
Dicas para o home office
A publicitária Nathalia Belote, de 24 anos, da Zona Noroeste, revela algumas dicas para trabalhar em home office: “Você precisa, acima de tudo, ter paciência e ser organizado”, diz ela. Nathalia trabalha em casa há mais de dois anos, com atendimentos digitais para empresas da Região. “Ter hora para acordar, almoçar e saber quando parar são fatores de extrema importância, pois assim você consegue manter a rotina. Anotar tudo e ter um espaço correto para trabalhar também”, argumenta, indicando os conceitos básicos para um bom home office.