por Bianca Seabra
O Comitê Metropolitano de Contigenciamento, formado por nove prefeitos das cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista e representantes da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e do Departamento Regional de Saúde (DRS-4), foi criado para combater o novo Coronavírus (Covid-19).
Esse comitê realiza reuniões periódicas, nas quais são tomadas as decisões que estão sendo implementadas na região. Cada cidade faz adaptações para que se encaixem em sua realidade.
Por exemplo, as cidades das regiões que bloquearam a entrada de turistas. Santos e Guarujá permitem a entrada apenas de moradores. Mongaguá, cortada pela rodovia estadual Padre Manoel da Nóbrega, com diversos acessos aos bairros da cidade, não pode fazer uso de tal procedimento.
A colaboração e o apoio intermunicipal é de extrema importância para o combate à doença. O governos da região estão dando um exemplo de colaboração para outras cidades, seguindo a quarentena e se empenhando. A maioria das decisões são decretos estaduais, mas existe uma rede de colaboração intensa que está ganhando força.
As cidades também se reuniram para realizar um pedido para o Governador João Dória: o fechamento do pedágio, que faz parte de uma série de medidas que ainda não foram implementadas, mas que seriam essenciais.
As outras ações que poderiam ser tomadas pelo Governo do Estado entram diretamente na área de saúde, como aquisição de leitos, respiradores e testes rápidos para todas as cidades. Assim, o atendimento seria agilizado e o combate se tornaria mais eficiente.