Mídia e Ministério da Saúde estão no combate à Covid-19

por Emmily Vitoria

No Brasil e no mundo, os casos de coronavírus se expandem e as fake news também. Não é de hoje que os veículos de comunicação fazem alertas, informando e desmascarando os perigos das fake news. Em meio à pandemia e o isolamento social, precisamos ficar atentos e não propagarmos as notícias falsas, que apenas alarmam e desmobilizam a sociedade, pois muitas delas encorajam até a quebra do isolamento social. Por esse motivo, as fakes têm sido uma arma para uma parcela da população interessada em suas grandes empresas, indo contra as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de ministros e os decretos de governadores e prefeitos. 

Mas as notícias falsas não estão apenas contrariando aos decretos, elas também estão gerando ódio e pânico. Várias publicações usam ataques a China como se o país asiático tivesse espalhado o vírus propositadamente, ou trazem imagens de pessoas caídas pelas ruas e trazem um remédio milagroso contra a Covid-19.

Para combater as notícias falsas, o Ministério da Saúde iniciou a campanha Saúde Sem Fake News, e disponibilizou um número de Whatsapp para a população. Esse canal serve exclusivamente para receber informações virais, e as áreas técnicas irão apurar e responder oficialmente se é verdade ou não. Todo cidadão pode enviar mensagens para o número (61) 99289-4640, sendo imagens ou textos, que tenham lido na web ou recebido em algum aplicativo, para confirmar se a informação é verídica, e assim compartilhar para os demais.

O Ministério da Saúde também tem publicado em seu site todas as notícias recebidas no Whatsapp da campanha, com um selo indicando se são verdade ou fake. 

 “Acredito que a importância (desse canal) está em fornecer informações com segurança e diálogo com a população, principalmente em um contexto de saúde na qual a ação comunitária é uma das mais relevantes”, opina a estudante Fernanda Gomes, 24 anos, de Santos, estagiária em Psicologia pela UNIFESP.

A jornalista Aline Gomes, 35 anos, assessora de Imprensa da Prefeitura de Praia Grande, falou sobre a importância da união de todos para combater as fake news: “Os meios de comunicação são fundamentais no combates às fake news, pois através deles é que a população recebe a informação e a confirmação da informação. Na era das redes sociais, é de suma importância que os órgãos estejam conectados e engajados a essas redes para tornar mais fácil, rápido e cômodo o acesso à informação verdadeira. A pandemia reforça ainda mais essa necessidade de rapidez, fluidez e comodidade do cidadão em procurar a verdade, com ferramentas às quais ele já está habituado a utilizar, facilitando assim a prevenção e a colaboração do mesmo com o todo”. 

*Com Agência Brasil e Ministério da Saúde