Moradores relatam desafios na compra de mantimentos

por Gabriella Amâncio e Wagner Micali

Diante da pandemia da Covid-19 (novo Coronavírus), países mobilizam-se para tomar medidas protetivas à sua população. A mais aconselhável é o isolamento social, o que auxilia contra a propagação do vírus, acelerando o processo de cuidado com os infectados. Como qualquer outra mudança, o isolamento apresenta desafios para as famílias, como por exemplo, a adaptação à nova rotina. Principalmente nas saídas necessárias: compra de mantimentos, medicamentos e afins.  

“Eu e meu cunhado nos revezamos para comprar o que falta em casa. Quando chegamos, tomamos banho, e passamos álcool em todas as mercadorias. Medidas que consideramos úteis na prevenção, pois meus pais encontram-se no grupo de risco… Todo cuidado é pouco!”, diz o porteiro Sérgio Alencar Domingos. 
 
Há também aqueles que se preocupam com seus próximos. Jovens do bairro Jardim Boa Esperança se disponibilizam a comprar coisas no mercado e farmácia para seus vizinhos idosos ou quem se encontra no grupo de risco. “Uma vez a cada 15 dias eu vou ao mercado próximo a minha casa, lá também tem uma farmácia, aí aproveito e pergunto aos meus vizinhos que estão no grupo de risco, se precisam de algo. É uma ajuda simples, mas que faz a diferença!”, empolga-se o estudante André Santos. 
 
Vale lembrar que é de suma importância o cuidado em momentos como este. Precauções devem ser tomadas dentro de casa também, com revezamentos na busca por alimentos e medicamentos, higienização pessoal e dos objetos de casa, entre outros, e também auxiliar àqueles que não podem sair, por fazerem parte do grupo de risco.