Por Carlos da Hora/AES
País da Oceania surpreende o mundo por suas ações para conter avanço da doença. O volume de casos de coronavírus segue aumentando em grande parte dos países pelo mundo. Contudo, os números na Nova Zelândia vêm surpreendendo a tudo e a todos pela rápida desaceleração de infecções no território.
Desde o dia 28 de fevereiro, apenas uma pessoa morreu no país da Oceania por causa da doença. E o número de pessoas curadas da Covid-19 aumenta todos os dias. Mas por qual motivo isso está acontecendo?
Jacinda Ardern
Muito dessa contenção acontece por decisões tomadas pela primeira-ministra, Jacinda Ardern. Responsável pelo governo, ela se dedicou a ações consideradas agressivas diante de outros países no combate contra o coronavírus. Desde o início da pandemia, Jacinda declarou isolamento social de toda a população do país por um mês, além do fechamento total de fronteiras.
Segundo a própria, seu objetivo não é achar a curva de infectados e mortos, e sim destruí-la, e para isso, é preciso tomar medidas severas. Ainda assim, é muito cedo para comemorações, já que ainda não há um período grande até afirmar que os resultados realmente são positivos.
Até o dia 9 de abril, 992 pessoas estavam contaminadas pela doença na Nova Zelândia. Ainda assim, o número de recuperados – que já bateu a casa de 300 – e apenas uma morte, gera esperança de que a estratégia está dando certo.
Carlos da Hora com informações da Revista Época