Faculdade ESAMC Santos adapta-se ao ensino à distância

BeatrizSantosFoto01

Fotografia Beatriz Santos / AES

Por Mariana Santana / AES

Por causa da COVID-19, foi decretada a suspensão de aulas presenciais, em diversos Estados do Brasil

A cidade de Santos cumpriu a medida preventiva desde o seu início. Muitos centros educacionais não estavam preparados para tal eventualidade, mas tiveram que se adaptar e dar soluções para estudantes não perderem o ano letivo. A faculdade ESAMC Santos, que exercia apenas atividades presenciais, passou a adotar o ensino à distância – conhecido também como EAD.

Os alunos têm acesso às aulas pela plataforma BlackBoard – já existente, com slides e atividades, mas que sofreu atualizações. Porém, não exista, ainda, a função de transmitir videoaulas. O conteúdo é gravado e postado nessa plataforma logo após o término da aula; a lista de chamada é feita por cada professor durante as aulas. Dentro dos cursos, há materiais e informações postados pelos docentes. Além das aulas serem ao vivo, os alunos podem interagir, escrevendo na barra de mensagens pública, ou abrir o microfone para entrar na transmissão junto ao professor.

Moradora de Guarujá, Rebeca Zakimi, de 21 anos, estudante de Design e funcionária da secretaria ESAMC, contou por telefone que as aulas foram suspensas após o dia 16 de março. “Tudo aconteceu muito rápido, assim que os funcionários foram avisados sobre as medidas, os alunos foram notificados em seguida”. Rebeca trabalhou até o dia 20 de março. “Certas faculdades não conseguiram fazer a plataforma online a tempo, e a ESAMC exigiu muito dos alunos, porque nunca tivemos aulas assim, eu tive um pouco de preconceito, achei que não ia dar certo…por tanta ao mesmo tempo, pensei que a plataforma não aguentaria, mas no final, pelo menos pra mim, deu tudo certo, eu julguei mal e agora estou gostando bastante”., considera. 

O aluno de Design da ESAMC Santos Marcelo Pinheiro, de 20 anos, morador de Santos, via Whatsapp, contou sobre a sua nova experiência com curso EAD. Entre os pontos positivos, está “não ter de gastar dinheiro e tempo com condução, e agora tem mais interatividade durante as aulas”. Cursando o nono semestre, ele comenta que teve dificuldade de se acostumar a entrar nos horários certos, mas que logo se adaptou. A parte negativa, para ele, são as distrações em casa. Entre as sugestões para melhorar o acesso às vídeoaulas, ele cita que, entre risos, a faculdade poderia “pagar uma internet melhor pra alguns dos professores”.