Roxana Saberi: a história que comoveu os dois mundos

por Bianca Seabra

 

Nascida em Belleville, uma cidade localizada em Nova Jersey, Roxana Saberi é uma jornalista freelance que chamou atenção da mídia mundial em 2006, quando foi acusada de espionagem pelo Governo Iraniano.

Mas a história de Roxana começa antes disso. Filha de mãe iraniana e pai japonês, se formou em jornalismo na Universidade de Northwestern e em relações internacionais na Universidade de Cambridge.

Como sempre ouviu histórias sobre o país de sua mãe, decidiu se mudar para o Irã e trabalhar de lá. Fez aparições na Fox News, Channel News Asia, South African Broadcasting, DW Radio, Vatican Radio, Radio New Zealand, Australian Independent Radio News, e outros.

No Irã, a imprensa não conta com muita liberdade. Assim, a licença de Roxana para praticar a profissão foi revogada em 2006. Com coragem, continuou trabalhando em seu projeto pessoal, seu livro.

Em janeiro de 2009, Roxana foi presa pela Corte Revolucionária Islâmica acusada de espionagem na prisão de Teerã. Ela negou todas as acusações. A época em que passou na prisão, Roxana narrou em seu livro “Entre dois mundos”, onde conta todo o processo e pressão que enfrentou nas mãos do Governo Iraniano. Ela foi libertada em maio do mesmo ano, depois de mover grande apelo internacional, onde pessoas como Barack Obama, e a ativista, advogada e ganhadora de um Nobel da Paz Shirin Ebadi deram declarações a favor da jornalista.

O livro que conta este período da vida da jornalista é imprescindível para compreender melhor os acontecimentos. A maioria das informações encontradas na internet sobre o assunto está em inglês e é incompleta. Roxana Saberi é um exemplo de mulher forte na profissão, e narra de forma impressionante tudo o que passou em Teerã.