O senhor que não para, nem mesmo quando o mundo parou

Notícias 2020 1   Foto Celso Costa

O senhor que não para, nem mesmo quando o mundo parou. Foto: Celso Costa


Maria Angélica Costa Medeiros / AES
 

Celso de Souza Costa é um aposentado de 88 anos, ao longo de sua vida trabalhou duro para sustentar os sete filhos e, hoje, se orgulha do que conquistou. Passou a vida como metalúrgico na Mercedes Benz, porém, sua grande ocupação é ser curioso.

Celso gosta de saber sobre as engrenagens do sistema elétrico de uma casa ou sobre a quantidade de parafusos necessários para estruturar uma mesa, uma cama e assim vai. Toda vitalidade e curiosidade fazem o senhor de 88 anos parecer uma criança de 10, ele acredita que o segredo da vida seja manter a mente funcionado e nem mesmo uma pandemia pode parar a imaginação, para se manter ocupado e ativo Celso criou uma série de projetos caseiros que o ajuda a passar o tempo.

Na primeira semana ele consertou todas as instalações da casa; na segunda, costurou as golas das camisas antigas, e as peças que iam para o lixo se tornaram roupas novas; na terceira Celso resolveu costurar máscaras para si e para alguns vizinhos; na quarta ele fez uma cadeira com pedaços de madeira velha.

Todos esses processos são documentados em um caderno que é uma espécie de agenda, essa rotina nos mostra o quão importante é continuar alerta nesse período e cuidar da saúde mental do melhor jeito.