O Isolamento e o agravamento de problemas mentais

por Emerson Gustavo

 

A chegada do Covid-19 (para os íntimos conhecido como corona vírus) trouxe uma nova situação para grande parte da população, a quarentena. Esse isolamento serve para impedir a transmissão e contaminação com o novo vírus que pode trazer diversas complicações físicas como pulmonares, cardíaca, vasculares, renais e musculares. Entretanto esse isolamento também está trazendo o agravamento de alguns velhos e não físicos problemas, os problemas relacionados á saúde mental.

O agravamento dos problemas mentais superou as estimativas que a OMS tinha previsto para décadas a partir de 2020 sobre a depressão se tornar a principal causa de absenteísmo nas empresas.

Vídeos e reportagens sobre problemas mentais como ansiedade e depressão são alguns dos mais visualizados e pesquisados nas plataformas digitais, e devido o isolamento a tendência é aumentar.

Dados da OMS divulgam que foram mais de 13 mil casos de suicídios em decorrência de problemas mentais em nosso país nesse mês acontece o setembro amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, essa campanha tem o objetivo de chamar atenção para esse grave e ignorado problema em nossa sociedade.