Traumas antigos podem ser gatilho da depressão

Por Rafael Amorim/AES

A depressão é a doença da realidade. De acordo com artigo do ajudante da Clínica de Psiquiatria da Marinha do Brasil Sylvio de Azevedo Guimarães, publicado no site da instituição, a depressão se tornou uma enfermidade que cresceu demais nos últimos anos, principalmente no século 21. Esse problema deve ser levado muito a sério, com uma série de cuidados necessários para seu tratamento e cura. Entre os sintomas da depressão estão: mau humor, falta de vontade de fazer as coisas, apetite alterado, sono desregulado.

Um dos gatilhos dessa doença são os traumas antigos, que podem levar as pessoas a buscarem fugas como vícios em drogas, bebidas alcoólicas e outras substâncias ilícitas e até lícitas.

Uma pessoa que não quis se identificar e é próxima a este repórter, relatou seu sofrimento com a depressão por causa das perdas que teve em sua vida: “São  coisas que acabam passando despercebidas pra todo mundo, menos para mim, que realmente vivo e sinto a depressão”, diz. 

O entrevistado também revela que a depressão se acentua no preconceito de pessoas próximas: “A falta de compreensão faz a gente se sentir mal”, lamenta.