por Ewerton Melo
A Anvisa, por meio de seu site, anunciou um novo tratamento para a depressão no Brasil. O medicamento é o Latuda, que poderá ser comercializado de diferentes formas e somente com prescrição médica. É um medicamento que já foi aprovado anteriormente nos EUA e também na Europa.
Latuda promete não estimular o ganho de peso, não causar danos cardiovasculares e não provocar alterações no nível do colesterol, como de costume em outras medicações contra a depressão. Segundo o diretor médico da Daiichi-Sankyo no Brasil, Allyson Nakamoto, o medicamento tem tido grande eficácia no tratamento da doença, e não vem apresentando alterações clinicamente significativas. “Há menor alteração do colesterol total/LDL e dos triglicérides, além do menor impacto da libido e no peso dos pacientes que fazem o uso da medicação”, explica Nakamoto.
Sendo uma das doenças mais temidas por todos, a depressão deixou o Brasil como o país mais deprimente da América Latina, com 5,8% da população sofrendo deste mal, estando assim acima da média global que é de 4,4%, como aponta a OMS(Organização Mundial da Saúde). Em dados de agosto de 2019, uma pessoa morria a cada 46 minutos no Brasil.
Sendo assim, a esperança da população brasileira pela cura da depressão vem crescendo com este medicamento, que promete, finalmente, solucionar este mal.