Comunicação gera conservação

Por Diogo Carvalho

O professor da ESAMC Santos do eixo de Comunicação, Santelmo Camilo, trás para os alunos, uma palestra sobre a importância da comunicação para a conservação do meio ambiente, junto com o convidado Andre Tomé, engenheiro ambiental do Conselho Municipal de Usuários de Serviços Públicos do eixo de sustentabilidade e da associação sem fins lucrativos Santos Lixo Zero.

A palestra se transformou em um bate papo mais descontraído entre o Santelmo, Carlota, André e os alunos, junto com uma apresentação de apoio foi possível introduzir assuntos gerais sobre os lixos e seus impactos no meio ambiente, desde os descartes mais simples e até os mais complexos como os de empresas e indústrias.

O Andre Tomé ainda comenta: “Missão é contribuir, poder fazer a diferença, contribuindo com o futuro da sociedade, tendo o que merecemos”. O assunto aborda ainda sobre as empresas que fazem o que chamam de greenwashing, empresas que “pintam tudo de verde”, em suas comunicações internas, missão, visão e valor, porém não é o que realmente acontece. Completa explicando bem a fundo sobre compostagem caseira, destinos dos lixos, reciclagem simples e suas derivações e tudo que é de conhecimento de todos e informações que são extremamente desconhecidas e que não há divulgação.

A conversa e apresentação de dados informativos e chocantes ainda se estendem durante uma hora e meia, sempre com o foco de como os comunicólogos (designers, publicitários, jornalistas e relações públicas) conseguem e de fato devem auxiliar para o meio ambiente. Ainda foi citado especificamente cada um dessas profissões específicos (designers, publicitários, jornalistas e relações públicas) sobre suas funções e quais os principais defeitos, dificuldades e objetivos perante a área de reciclagem e ajudar o meio ambiente como um todo.

O entrevistado agradece muito ao Santelmo pelo convite, pela faculdade aceitar e propor esse desafio, de falar sobre meio ambiente para futuros comunicólogos. Ainda comenta de querer marcar outros bates papos para conversar mais sobre o assunto e ainda sobre uma possível parceria com a ESAMC para implantação de um projeto dentro da faculdade.