ESAMC realiza quatro dias de debates sobre comunicação

por Heloysa Nascimento

 

Nesta sexta-feira, dia 6, se encerra a semana da Comunicação na faculdade ESAMC Santos, que se deu início no dia 3 de novembro. O tema proposto para finalizar a semana de palestras foi: A importância da comunicação para a conservação do meio ambiente. A semana da comunicação é um evento organizado pela coordenação acadêmica da faculdade que reune diversos profissionais para discutirem temas atuais da área. O tema de hoje em especifico teve como palestrante o Professor  Ms. Santelmo Camilo – Jornalista atuante em diferentes áreas da comunicação, como meio ambiente, jornalismo científico, construção, equipamentos, comunicação empresarial, produção de conteúdo e marketing digital. Mestre em Ecologia – Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos, onde mostrou o potencial da comunicação para a conservação ambiental da Juréia-Itatins, em Peruíbe (SP).

O Professor e palestrante Ms. Santelmo Camilo, possui experiência de mais de 18 anos em Comunicação Institucional e Assessoria de Imprensa, repercutindo em pautas de meio ambiente, sustentabilidade e eventos científicos em veículos como Jornal Nacional, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Programa do Jô, Jornal Valor Econômico, Jornal O Globo, Jornal A Tarde (BA), Jornal A Tribuna (Santos), entre outros.  Seu convidado André Tomé, destacou sobre a mobilização de grandes empresas que possuem diversas estratégias ambientais, que buscam através de suas campanhas mostrar a importância do cuidado com o meio ambiente, campanhas essas que foram premiadas por terem gerado grande impacto e por serem muito bem desenvolvidas, conseguindo alcançar seu objetivo, que é conscientizar as pessoas lembrando que a relação homem e meio ambiente é de suma importância. 

Para finalizar, os palestrantes  Ms. Santelmo Camilo e André Tomé, ressaltaram a importância de evitar o uso de produtos plásticos no dia a dia optando pelo uso de sacolas retornáveis, redução dos descartáveis, entre outros. Ms. Santelmo Camilo e André Tomé ainda alertaram sobre os maleficios do plástico para o meio ambiente, o plástico é difícil de ser compactado e gera um grande volume de lixo. Portanto, ele ocupa um grande espaço no meio ambiente, o que dificulta a decomposição de outros materiais orgânicos. A durabilidade e resistência do plástico viram problemas após o descarte. Como é à prova de fungos e bactérias, sua degradação é extremamente lenta, podendo demorar mais de 100 anos. Vista disso, a reciclagem se torna a principal ferramenta para evitar esses impactos.