Estamos ligados ao universo tecnológico

Por Thiago Guimarães/AES

A sociedade atual é ligada totalmente ao universo tecnológico. É certo dizer que há muitas diferenciações em comparação com nossos antepassados. Por exemplo: podemos dizer que em diferentes formas, o ser humano atualizou sua forma de se comunicar, se informar e se entreter.


Antigamente, as pessoas se comunicavam à distância por meio de cartas. Atualmente, a pessoa consegue dialogar com qualquer cidadão do mundo de forma instantânea por meio da tecnologia. Por outro lado, um apreciador de música que acessava as composições por meio de um disco vinil, passou a ouvir no MP3 e, hoje em dia, consegue escutar por diferentes plataformas de streaming, onde e quando quiser.


O intuito da minha comparação se passa pelo fato de que a tecnologia causou uma revolução entre os hábitos das pessoas no dia a dia. Porém, além desses e alguns outros benefícios, a tecnologia digital  traz um sinal preocupante em sua utilização como um todo: aplicativos, aparelhos e o tempo de uso são fatores para ficar em alerta, para que não sejam prejudicial ao desempenho e vivência do indivíduo.


Basicamente, isso se tornou perceptível ao observar as duas fotos acima. Pois a primeira traz uma sensação de que os aparelhos celulares prendem ao máximo uma pessoa durante sua utilização. Independentemente do gosto, o celular, através de suas funcionalidades, apresenta muitas opções que faça com que não há como se desligar.


A segunda foto, associada à primeira, pois, com a ascensão das utilizações dessas tecnologias, resulta em menos aproximação física entre pessoas, abraços, conversas olho no olho e principalmente, o tempo que o internauta socializa fora da internet. Após observar essa segunda foto, pude perceber como as pessoas estão se apegando mais aos aparelhos tecnológicos, elas podem se sentir sozinhas, numa tremenda solidão.


Em relação às análises acima, posso acrescentar também sobre preconceitos e discussões causadoras pela busca de “status” em redes sociais. Como é retratado em um dos episódios da série inglesa Black Mirror. Num dos episódios, ao se deparar com a sua reputação abaixo da média, se preocupa mais em mudar totalmente seus hábitos diários. E isso ocasiona em mudanças de seus cargos no trabalho, perda de amizades e eventos.


Isso acontece na nossa sociedade, por meio dos usuários se basearem no que comer, no que vestir, ou até no que fazer, influenciado por blogueiros ou famosos.


Concluo dizendo que há uma forma que a sociedade balanceie o seu nível de uso com esses aparelhos. Para que seja de forma útil e benéfico. Sendo assim, é possível que tenhamos uma evolução em nossas vivências culturais, com a ponderação da tecnologia no dia a dia, para usos necessários, no tempo correto.