Perfil Biográfico Fotógrafos | Mauro Holanda
Por Luisa Carolina Aguiar – FPP 2021-1
3232 caracteres
Mauro Salles Holanda de Freitas, é um fotógrafo profissional do ramo da gastronomia, nasceu em São Paulo e atua no mercado fotográfico há mais de 30anos. Formado em Cinema pela ECA-USP e pós-graduado em Gastronomia pelo SENAC, o início da sua carreira, ainda fora do ramo gastronômico, se deu quando conseguiu um cargo de assistente de fotografia, em um estúdio que era dividido por dois fotógrafos: Ella Durst, do ramo fotográfico da moda, e Marcos Magaldi, que fazia fotos para publicidade e fotojornalismo. Ambos profissionais recebem muitos elogios de Mauro Holanda até hoje.
Os anos se passaram e Holanda iniciou seu trabalho na fotografia gastronômica, que antes era conhecida apenas como “foto de comida”, adentrando com as câmeras nas mais variadas cozinhas de restaurantes brasileiros, com a finalidade de tirar fotos para a Revista Gourmet, nos anos 80. Em um artigo, ele conta que as “fotos de comida”, naquela época, geralmente eram feitas por fotojornalistas ou por fotógrafos publicitários, que costumavam andar com poucos recursos para fotografar. Mauro, no entanto, era acostumado com fotos de estúdio, e conta que não sabia trabalhar com os poucos materiais que os “fotógrafos de comida” utilizavam naquele tempo, e foi a partir desse momento que começou a levar equipamentos de estúdio, que ele estava habituado, para dentro dos restaurantes.
Em uma entrevista para a Revista ABIGRAF (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), a jornalista Tânia Galluzzi conta que Mauro, na época em que fotografava para a revista Gourmet, acompanhava inclusive a preparação dos pratos que seriam fotografados e interferia até na textura dos molhos e quantidade de óleo que era utilizado, tudo para que a foto saísse o mais exemplar possível. Na entrevista, ele também comenta como foi sua adaptação a fotografia digital: “Comprei uma Nikon D 100 e passei um mês praticando, achei que não tinha quase diferença, exceto a enorme liberdade de poder fazer quantos cliques eu quisesse”.
Após algum tempo atuando no Brasil, Mauro se aventurou a viajar para França para fotografar alguns dos mais prestigiados chefs franceses da época. Além disso, em tantos anos de atuação, já fotografou para diversas marcas, empresas e revistas, como: Revista Gula; Casa Vogue; Época e Forbes. No seu portfólio, também encontramos restaurantes dos mais diversos tipos, como: Terraço Itália; Famiglia Mancini; Bar da Dona Onça; Almanara e D.O.M. Mauro também participaram de algumas exposições de fotografia coletivas e individuais em alguns dos mais visitados museus de São Paulo, como o Museu da Arte Moderna de SP, com a exposição coletiva: “1° Trienal de Fotografia”, e no MASP, com a exposição individual: “Paulista”.
Fora o seu tempo disposto na fotografia, Holanda ministra workshops e cursos de fotografia em escolas de gastronomia. Em seu Linkedin, o fotógrafo conta que percebe que por muito tempo as faculdades de gastronomia foram totalmente voltadas para a cozinha: “Normalmente os alunos não têm noção alguma de fotografia”, diz ele, em uma de suas publicações na rede social. Em seu perfil, ele também relembra sua primeira câmera utilizada para fotografar: uma Ricoh 500 G, que o acompanhou Brasil afora.