Por Ellen Reginato
Cecilia Malan, nascida em 16 de abril de 1983, é uma jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e filha do ex-ministro da Fazenda, Pedro Malan. Desde o ano de 2005 está exercendo a profissão, tendo sido estagiária do Bom Dia Brasil, como também tendo sido uma trainee, e depois uma editora internacional, atuando mais nas áreas de notícias internacionais e, também, as que envolvem cultura e entretenimento.
Por ter uma vasta experiência em tudo que é relacionado a demais países, ela é atualmente a correspondente internacional da Rede Globo, em Londres no Reino Unido desde 2011, pelo fato de ter sido enviada ao escritório da Globo na capital britânica para atuar como produtora, e logo em seguida, passando a dividir as reportagens da emissora, geradas de Londres, em conjunto com os repórteres Ana Carolina Abar e Marcos Losekann.
Malan não somente fez trabalhos incríveis no ramo da cultura, como ter entrevistado a boyband britânica One Direction, o astro Brad Pitt e o jogador David Beckham, como também já cobriu diversas coberturas históricas como a morte do papa João Paulo II; o furacão Katrina; a libertação da refém Ingrid Betancourt; a campanha, eleição e posse de Barack Obama; a crise global de 2008 e a morte de Michael Jackson. Além disso, a jornalista também produziu e editou reportagens grandiosas, como a série “Brasil de Fé”. Após ter sido realmente a oficial correspondente em Londres, ela participou de alguns acontecimentos que chocaram o mundo todo como: a interminável saga do Brexit; os ataques terroristas no Reino Unido, na França e na Espanha, além de relatar os encantos e desafios de uma vida inglesa.
Cecilia, com toda a certeza já passou por grandes aventuras sendo uma correspondente internacional, algumas das experiências lhe rendeu boas histórias, já outras serviram de aprendizado, como os diversos comentários feitos na internet em virtude da sua cobertura nos atentados terroristas acontecidos em Paris, onde muitos disseram que ela não estava devidamente preparada para cobrir eventos como tais, já outros, afirmaram que ela foi muito autêntica em sua reação, demonstrando que é um ser humano normal, que também tem medos.