Por Evelin Moreira, Jéssica Vieira e Larissa Rodrigues/AES
Adaptação é a palavra que define o momento. Aos artistas, tem sido necessário improvisar e tirar o sustento da forma que a realidade permite. No ano passado, em entrevista para o Itaú Cultural, a gestora do Centro Cultural Arena Circus, Viviane Rabelo Muñoz, relatou que mais de 90 circos em São Paulo estavam há 100 dias sem funcionar.
Para Caio Braga, de 26 anos, mais conhecido como Palhaço Piripaque, morador de Cubatão, viver da própria arte é desafiador. Além de atuar como palhaço, também é marionetista e arte-educador, e compartilha sua história e o seu dia a dia nas redes sociais, com o perfil de @palhacopiripaque, no Instagram.
Ele conta que, no início da pandemia, estava sozinho em uma turnê independente pelo Nordeste e precisou ficar por lá devido às restrições. Morou um ano no Recife e continuou se apresentando, porém, com mudanças. “A máscara no palhaço esconde todo o carisma do seu sorriso. Então, passei a apresentar com marionetes de fio, feitos de material reciclável”, explica.
Ele só não ficou sem público porque atua em transportes públicos. Mas, com as aglomerações, o sentimento era de estar arriscando a própria vida para seguir com o seu sonho.
Julia Bertollini é atriz, contadora de histórias e arte-educadora em Santos. Desde que se encontrou no mundo da arte é encantada pela palhaçaria e, após fazer uma imersão no Solar da Mímica, fez nascer a Palhaça Catarina.
A atriz expõe que, no início da pandemia foi muito difícil, mas como estava em um trabalho fixo, financeiramente não teve problemas e, de certa forma, o que lhe salvou foi a Palhaça Catarina, pois, teve o prazer de realizar lives e mesmo que virtualmente continuou apresentando o seu trabalho. “Para nós, artistas de teatro, rua, não ter o público é horrível. Precisamos desse contato, do olhar, da troca e ficou evidente que sem arte não vivemos”, relata.
Julia voltou a realizar alguns trabalhos presencialmente, mas tomando todos os cuidados, e conta que a sensação de voltar a apresentar dessa forma é algo maravilhoso.