Por Bianca Seabra
Durante a estação mais fria do ano, a Diretoria de Assistência Social (DAS) realizou, em Mongaguá, mais de 700 atendimentos na campanha ‘Inverno Solidário’. O projeto foi totalmente voltado para o acolhimento de pessoas em situação de rua, uma realidade cada vez mais frequente nos centros urbanos, devido à pandemia e à crise econômica.
Oitenta pessoas foram atendidas durante 78 dias consecutivos, em uma campanha que durou até o dia 31 de agosto. No local dos atendimentos, eram ofertados kits de higiene, cobertores, roupas de frio, banho quente e duas refeições por dia, para pessoas de diferentes faixas etárias.
“Todo o trabalho foi remodelado por conta da pandemia. As equipes de abordagem ficavam de plantão 24 horas, realizaram busca ativa e fizeram a orientação do público-alvo. Tivemos apoio da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil, o que fez a diferença. Além de garantir a segurança dos atendidos, era necessário que esse serviço fosse democratizado e alcançasse o maior número de pessoas”, declara a diretora da pasta, Monica Melo Gomes da Costa.
Ao longo da campanha, os atendimentos foram realizados no Clube da Melhor Idade, localizado no Centro de Mongaguá. Por isso, durante as abordagens, além do alimento e dos pares de meia oferecidos, o participante tinha a opção de ser transportado pelo carro da Prefeitura. O trabalho da Assistência Social se mostra necessário por proporcionar reencontros e novas oportunidades de vida.
“Entre 2020 e 2021, foram realizados 12 recâmbios, em Mongaguá. A procura é feita por busca ativa, com ligações, busca de endereço e redes sociais. Nesse sistema, existem aproximadamente 25 pessoas. As famílias podem procurar os serviços do CREAS, da Diretoria de Assistência Social e da Guarda Civil Municipal. Atualmente, existem 35 pessoas em situação de rua, na Cidade. Além disso, só durante esses 78 dias de atendimento, nós conseguimos inserir duas pessoas no mercado de trabalho, obtendo uma oportunidade para mudar de vida”, finaliza Monica.