A nova cena do skate em Santos

Por Allan Bueno

 

A cidade de Santos sempre foi popular pelo futebol, pelo rei Pelé, pelo surfe, por Charlie Brown Jr e, é claro, pelo skate. Por ser praticado nas ruas, o skate foi um dos esportes que mais sofreu restrições durante o lockdown na pandemia, medida de proteção contra o contágio pela covid-19, que foi bastante respeitada pelos skatistas, que formam um grupo bastante consciente da realidade que o cerca.

Durante o tempo em que as pistas oficiais de skate ficaram vazias em Santos e região, as salas, corredores e quintais de casas viraram pistas alternativas, não gerando a paralisação do esporte por completo. O mais interessante disso tudo é que sofás, raques e até cadeiras viraram obstáculos para os praticantes que não pararam de andar. “Sabe aquilo que a gente vive praticando todos os dias, e de repente a gente não pode praticar mais? Eu tive que procurar uma nova maneira de praticar, e a nova maneira que encontrei e muitos amigos encontraram foi andar no quintal, muito andaram em suas salas, usaram os corredores, então foi uma maneira da gente não ficar parado”, comentou Lucas Salles, praticante do esporte e frequentador da Praça Palmares, em Santos.

Com o relaxamento das medidas de segurança, as pistas, após o lockdown, se encontram muito mais cheias do que o normal em Santos. Durante o último mês de junho, estavam ocorrendo as Olimpíadas de Tóquio 2021, e com o sucesso dos skatistas brasileiros nos jogos refletiu nas escolas de skate e nas pistas da cidade. Uma orda de novos alunos dominaram esses espaços, especialmente com a conquista das medalhas de prata de Kelvin Hoefler, Rayssa Leal e Pedro Barros.

Também é notável o aumento de crianças nas pistas de skate em Santos. “Desde que meu filho viu a Rayssa ele vive me pedindo para levá-lo à praça para andar, isso é bastante importante porque na minha época isso era visto como uma coisa de marginal e hoje vimos que é um esporte como todos os outros”, comentou Rafael Couto, pai de um dos praticantes do esporte.

 Fechado desde de 2020 para reformas, o Parque Municipal Roberto Mário Santini (Emissário Sumarino) tem feito falta para os munícipes de Santos, não para apenas para fazer aquela caminhada no final tarde, mas para os skatistas também, pois a Pista de Skate Quebra-mar – Chorão era uma opção a mais para os skatistas de Santos. Hoje em dia, eles acabam indo à Praça Palmares, localizada no Canal 4. “Era um espaço amplo, para prática de muitas atividade ao ar livre, muito triste que um espaço desse esteja fechado, quem sabe ano que vem”, lamenta Fabiana Silva Gonçalves, frequentadora do espaço. Em nota, a Prefeitura de Santos informou que as reformas serão concluidas em três fases, e que a primeira já foi concluída, e iniciará a segunda agora em janeiro, mas a terceira está prevista somente para o segundo semestre de 2022.