Por Katharina Garcia /AES
Numa segunda-feira, 22 de novembro, os alunos da faculdade ESAMC visitaram os estúdios da VTV, na cidade de Santos, junto de seus professores Carlota Cafiero e Claudio Vitor Vaz, que possibilitaram esse encontro a fim de demonstrar o dia a dia de um telejornal e os conceitos jornalísticos na prática.
“Ver esse universo de uma forma tão próxima foi muito gratificante para nós, alunos”, disse a estudante Helena Saloio. A visita iniciou pelo estúdio de gravação do VTV da Gente, jornal transmitido durante a semana, às 11 da manhã, e apresentado pelo jornalista Vitor Faccioli. Os alunos assistiram à gravação do programa, conheceram os mecanismos do teleprompter (TP), a posição das câmeras e viram como se portar durante a transmissão das notícias.
Em seguida, acompanharam de perto a rotina dentro do estúdio de controle (switcher), onde profissionais da área lançam as imagens, vídeos e recortes temáticos da matéria junto com a equipe responsável pelo áudio, câmera e contato com os repórteres de rua e apresentador. “Eu acreditava que era corrido, mas nunca imaginei que fosse tão frenético”, afirmou a estudante Janaína Paiva. Após vivenciarem a adrenalina do backstage, os estudantes conheceram a parte de edição, direção e redação do jornal, e conversaram com a jornalista Marina Maiomone, e posteriormente, com Victor Faccioli, o querido “Vitão”.
Depois de uma sessão de fotos no estúdio VTV, os estudantes participaram de uma dinâmica com o TP, proposta por Vitão, e caíram na risada: “Foi muito bom estar em contato com a nossa área e entender que nada é tão simples como parece”, disse a estudante Mariana Oliveira. Mesmo com a visita próxima do fim, os alunos puderam entrevistar os jornalistas sobre conceitos que eles aprenderam em sala de aula.
A oportunidade de estar por trás das câmeras da VTV possibilitou a esses estudantes o entendimento dos mecanismos jornalísticos e da rotina de um profissional da área. Além disso, o jornal disponibilizou alguns de seus valores e pontos de vistas sobre diversos aspectos: “O valor-notícia do nosso jornal leva sempre em consideração as informações que irão gerar maior impacto no telespectador”, pontua a jornalista Marina Maiomone. Vitão conclui: “Atualmente, o jornalismo busca orientar o público com o objetivo de construir a realidade presente em sociedade, já que podemos considerar que as informações são filtradas pelos repórteres e apresentadores, possibilitando flexibilidade ao telespectador. Por isso eu gosto de dizer que há controvérsias em afirmar que o jornalismo se trata de um reflexo fidedigno da realidade, porque tudo irá depender de um ponto de vista”.