Visita aos estúdios da VTV Litoral, afiliada SBT

por Daniel Xandy e Janaína Ramos

  

Pela manhã do dia 22 de novembro, os alunos turma de Teorias e Conceitos de Jornalismo da Esamc Santos visitaram os estúdios da VTV Litoral, em Santos, a fim de observar e conhecer de perto como funciona o mundo do jornalismo televisivo. Essa visita foi direcionada pelos professores Claudio Vitor Vaz e Carlota Cafiero, mas também guiada por Giovanna, relações públicas da emissora afiliada do SBT.
 
Dentro do prédio, no bairro do Gonzaga, os alunos foram recepcionados por Giovanna e por Omar Bermedo, editor-chefe e diretor de jornalismo da emissora. Houve uma conversa bastante clara e elucidativa a respeito de como funciona um estúdio de televisão, a redação, a correria diária por boas pautas e também sobre as funções de um jornalista.

 
Os alunos aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas, Omar destacou que “valor-notícia está relacionado ao grau de importância dos fatos informados para a população”; disse também que “o jornalismo é sim um reflexo fidedigno da realidade, ainda que existam diferentes interpretações, sendo essas informações passadas por um filtro, na busca de manter sempre uma comunicação eficiente”.
 
Após a conversa, os alunos foram convidados a assistir a transmissão ao vivo, dentro do estúdio, do jornal da manhã (VTV da Gente), apresentado por Victor Faccioli. Ao término do primeiro bloco do programa, os alunos foram levados à sala de controle técnico, conhecido como switcher, onde o trabalho de controlar o programa acontece. Os alunos puderam conhecer a sintonia do contato entre o diretor de imagens, o editor-chefe, operadores de teleprompter (TP), áudio, gerador de caracteres (GC), câmeras, repórteres na rua, e todos que fazem um jornal ir ao ar em conjunto, exigindo enorme atenção e coordenação dos profissionais que ali trabalham.
 
Posteriormente, os alunos foram guiados pela redação da VTV, onde conheceram a função de cada profissional presente naquele momento, além da própria ambientação de um estúdio. Ainda durante a visita guiada pela redação, os alunos tiveram a oportunidade de bater um papo com a apresentadora da noite, Marina Maimonte.
 
Recepcionados novamente por Victor Faccioli, puderam conversar e tirar mais dúvidas. Nessa conversa foram dados diversos conselhos, e esclarecidas muitas curiosidades. Pode-se dizer que esse foi um dos pontos altos da visita, dada a riqueza de informações, mas também pelo bom clima que foi criado. Após isso, os alunos retornaram ao estúdio onde ocorrem as gravações para conhecer mais detalhes do lugar e entender melhor a perspectiva do apresentador, e também para fazer uma brincadeira de leitura em coral do script. Tiraram fotos juntos e assim terminou a visita.
 
Para boa parte desses alunos, aquele foi o ponto alto do curso, pois puderam conhecer como funciona o jornalismo televisivo, enquanto ele ocorre. Foram tiradas muitas dúvidas, dados muitos conselhos e isso pode ter aberto a mente desses alunos, pois a perspectiva de um profissional que trabalha diariamente no ramo é sempre diferente daquilo que se imagina não estando lá. Um contato mais próximo com profissionais atuantes na área e reconhecidos pelas suas competências e qualidades faz bastante diferença na formação dos alunos desta área.
 
Vale destacar também a enorme simpatia, solicitude e educação dos profissionais que ali estavam. Isso contribuiu muito para que a visita fosse proveitosa por completo. Com certeza, a VTV ganhou admiradores naquele dia.