| Perfil Biográfico Fotógrafos | Leandro Henri
| Por Geovania Santos – 2FN FTI 2022-1
| 6633 caracteres
Leandro Henrique Silvestre Sobral, mais conhecido como “Leandro Henri” nas suas redes sociais, nascido em 08 de Maio de 1992 no Guarujá/SP. Atualmente com 30 anos, ele atua no ramo da fotografia desde 2011. Se formou no ensino médio na Escola – EE Prefeito Domingos de Souza – Guarujá/SP.E tem como cursos profissionalizantes de: Luz e Sombra e Direção de Pessoas / Edição de Foto e Como se misturar e obter o melhor momento / Fotografia sem Flash / Direção de modelos.
Seus maiores influenciadores são: Henri Cartier, Bresson e Robison Kunz. Já fez alguma exposições no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro. E campanhas de lançamento dos novos caminhões da Mercedes em São Paulo. Através de um bate papo informal, Leandro concedeu algumas informações sobre sua carreira como fotógrafo.
Geovania Santos: De onde veio sua vontade de começar a fotografia?
Leandro Henri: Trabalhava em um restaurante chamado Casa Grande Hotel e lá foi quando eu vi um fotografo movimentando a lente para dar zoom… exatamente isso me fascinou e ativou a vontade de ser um fotografo. Então surgiu a proposta de trabalhar em uma produtora de TV e assim fiz trabalhos para algumas, sendo elas Rede Record, Band, VTV e SBT, passei por vários setores como – Câmera, roteirista, Editor, Chefe de Produção.Larguei tudo isso para me dedicar ao mundo corporativo de eventos e moda.
GS: Sendo hoje um criador de conteúdo que atua em varias áreas. Com essa experiência televisiva, você já fez publicidade para algum famoso?
LH: “Sim. Já fechei trabalhos com Fábio Porchat, MC Lan, Toguro, Felipe Franco e mais o recente, foi um job voltado para arquitetura na casa da DRª Deolane.
GS: Conta-me um pouco sobre a sua experiência com a “Mercedes”.
LH: Recebi o convite para fotografar a nova linha de caminhões da Mercedes. É sempre um novo desafio, porque muitas vezes meu trabalho é focado em “gente” e me deparar com aqueles enormes caminhões é como se sentir um garotinho brincando de carrinho.
GS: O que mais te inspira a fotografar?
LH: Viajar e Assistir Filmes!” Em Relação a fotografia, quais são suas maiores inspirações de fotógrafos?Leandro responde (cheio de entusiasmo): Henri Cartier é o principal de meu trabalho, tenho uma vontade de viajar ao mundo mostrando o meu olhar assim como ele faz.
GS: O que mais gosta de fotografar e por quê?
LH: Gosto de momentos, expressões, natureza Quando fui para África foi um dos maiores sonhos realizados, lá consegui captar tudo com o meu olhar sem regra. Depois disso a vontade de fotografar pelo mundo só vem crescendo mais e mais!
GS: Como foi a sua experiência na África? E por que decidiu esse destino?
LH: “Como comentei anteriormente, ir para a África foi um sonho realizado. Embora tenha sido uma viagem de trabalho, foi uma das maiores e mais incríveis experiências que eu já vivi na vida! Pude ver de perto a cultura deles e me encantar com a simplicidade que aquele povo vive. O brilho nos olhos daquelas crianças a me ver fazendo fotos delas não tem preço!
GS: As redes sociais têm movimentado bastante o mundo em que vivemos, pra você, qual a importância delas?
LH: Eu utilizo muito do Instagram para fazer a divulgação dos meus trabalhos. Além do meu perfil pessoal, que é basicamente meu Portfólio, tenho outras duas contas específicas focadas nos meus outros dois segmentos: Casamentos e Festa Infantil.
GS: Qual sua perspectiva pra futuro como fotógrafo?
LH: O que almeja alcançar? A fotografia ela sempre vai ser para relembrar o passado, mesmo vivendo no futuro. Hoje penso em ser um nômade como fotografo, sair de minha casa e viver com minha câmera mostrando o mundo.
GS: Como defini seu estilo fotográfico?
LH: Fotografia Documental com um pouco de Arquitetura.
GS: Em relação ao equipamento, quais são as suas lentes e qual a sua câmera “queridinha” para fazer os trabalhos?
LH: Na realidade, tenho duas lentes que mais gosto de usar, 24-70mm e 16-35mm, com ela eu consigo obter todos os ângulos para executar meu estilo. E se for algum momento inesperado, onde eu não tenha nenhuma câmera para fotografar, uso meu celular.
GS: Você considera que a tecnologia dos Smartphones, são tão boas quantos as câmeras profissionais?
LH: Sim! A resolução da câmera do IPhone da atualidade está tão boa quanto a resolução de câmera profissional. Inclusive faço alguns takes pelo IPhone 13 Pro Max, principalmente para produzir conteúdo para o Instagram (vídeos Reels).
Muitos de seus trabalhos são divulgados no Instagram e foi através desta rede social que eu tive o prazer de me encantar pelos cliques fascinantes de Leandro, e desde já, sou grata pela breve entrevista concedida por ele.
Instagram:
https://www.instagram.com/henriphotograhy/