Perfil Fotógrafos | Matthew Brookes

Perfil Biográfico Fotógrafos | Matthew Brookes
Por Glenda Biller | FTJ 2021-1
3339 caracteres
 
 
Matthew Brookes é um fotógrafo britânico fashion muito conhecido por suas fotografias no mundo da moda e do surf, cresceu na África do Sul e se mudava bastante pela região, logo, ele teve uma infância com bastante influência africana, porém mais especificamente, em certo momento de sua vida ele morou em uma cidade conhecida pelo surf chamada Durban, que o deu muita influência sobre o surf,e atualmente é possível ver este traço em seus trabalhos.No ano de 2021 ele se mudou para Veneza, na Itália e sentiu uma conexão muito forte com o lugar, de acordo com ele, é uma cidade inspiradora.
 
 
Seu interesse pela fotografia surgiu quando criança após tentar diferentes atividades que não se identificou, seu pai era jogador de futebol e sua família muito ligada ao esporte, então ele acabou se tornando um jogador de tênis e sua vontade era de ser profissional,mas não deu certo então depois de terminar a escola ele foi viajar o mundo por alguns anos e foi assim que ele descobriu o que era a fotografia, a partir das coisas que viu e aprendeu com outros fotógrafos.
 
 
Num primeiro momento ele não se encantou com o ramo, mas continuou porque amava as viagens, Matthew também atuou como modelo, porém sem muita adaptação e segundo suas palavras é possível perceber que ele sempre acabava voltando para a fotografia de um jeito ou de outro, “eu parei de trabalhar como modelo e procurei outras coisas para fazer, mas sempre voltava para o meio da fotografia”.
 
 
Sua carreira profissional se iniciou na África do Sul porém ele só ficou lá por seis meses e depois de receber uma proposta ele foi trabalhar em Paris, onde morou e trabalhou por cerca de cinco ou seis anos, tempo que foi dedicado para moldar e começar a consolidar sua carreira, passados esses anos ele recebeu uma oferta de trabalho em Nova Iorque para a marca de perfumes Banana Republic, que como consequência, o fez crescer também pela região, sendo assim, ele passou entre dez e quinze anos trabalhando e vivendo em ambas cidades ao mesmo tempo.
 
 
Em setembro de 2015, ele publicou seu primeiro “Les Danseur”, livro sobre os dançarinos masculinos de ballet profissional de Paris. Durante o período de um ano ele conviveu com os bailarinos os acompanhando nos ensaios e performances fotografando todo o processo, podendo explorar toda a fisicalidade da dança na sua forma mais pura. As fotos retratam o ato e a reação dos bailarinos ao serem pedidos para interpretar pássaros caindo do céu.
 
 
           
Em junho de 2022, será lançado seu segundo livro “Into the wild” onde a vida do surf é celebrada. Ao encontrar um grupo de jovens surfistas e skatistas em Venice, Matthew tirou várias fotos deles e os acompanham em suas aventuras pela cidade praiana. A história mostra uma juventude que segue seus sonhos, mora em vans, vive pelo surf,pelas viagens, pela liberdade e que está sempre indo atrás das melhores ondas.
 
 
O documentário em forma de fotos tem um formato mais naturalista que é exatamente o estilo do fotógrafo. Brookes já trabalhou para editoriais e revistas renomadas como GQ Style, Vogue, Vanity Fair e New York Magazine, e grandes celebridades e marcas como Burberry,Tommy Hilfiger, YSL Beauty, Cartier e Armani. Atualmente, sua carreira está muito bem consolidada e ele é extremamente reconhecido pela sua forma de trabalhar e formato simplista, natural e urbano de fotografar.