Perfil Fotógrafos | Victória Padilha

Perfil Biográfico Fotógrafos | Victória Padilha

Por José Neto – FPP 2022-1

4462 caracteres
 
 
Nascida em Promissão, no interior de São Paulo, Victória mudou para o Guarujá quando ainda era criança e desde então, de acordo com ela mesma, é uma grande nômade, desde criança seguindo os passos dos pais e os acompanhando nessa jornada. Já estudou 6 escolas diferentes, o pai era professor e fotógrafo aposentado (e muito exigente), e sim ela veio de uma família de fotógrafos.
 
 

Os pais de Victória trabalhavam com fotografia desde que ela tinha 3 anos de idade, a fotografia sempre foi um sonho do pai e ocasionalmente ele conseguiu abrir uma empresa na cidade, onde era a mais conhecida e conceituada, no estúdio o foco era casamentos e acompanhamentos infantis, mas abrangendo para todo o público que precisasse até de uma 3×4.

 

No meio dessa jornada, aos 12 anos de idade, Victória já era fissurada pela fotografia e ajudava os pais no estúdio, começou a tirar fotos com as amigas de tudo que gostava e delas também. Começou a ter um retorno financeiro e a vender os ensaios,em pouco tempo depois foi convidada a fazer eventos infantis e mergulhou de cabeça, com 14 anos já havia uma grande lista de clientes e os pais dela acabaram fechando o estúdio fotográfico por problemas de saúde.

 

Fases ruins renderam bons equipamentos, onde ela começou a investir e aos 16 anos já era conhecida por toda aregião, somando mais de 200 ensaios realizados e mais de 100 eventos concluídos, nesse ponto Victória percebeu que realmente era fotógrafa, tão nova e na maior correria pra ajudar nas contas de casa e fazer ouvirem seu nome.

Cresceu em escolas particulares e na adolescência migrou para as escolas públicas, por falência financeira, que por final, foi a melhor coisa que poderia ter acontecido com ela, passou em algumas faculdades públicas, mas ingressou em uma faculdade de Publicidade e Propaganda na cidade do lado da que morava (Lins), onde havia conquistado uma bolsa de estudos pelo Prouni, acontece que ela simplesmente detestou a faculdade.

 

Com muita dor no peito Victória acabou abandonando a faculdade, mas conquistando amizades, e assim um grande professor de fotografia a recomendou um emprego na mesma cidade no maior estúdio fotográfico da cidade, o Greco.O Greco já havia trabalhado com os pais de Victória há uns anos e seu nome já havia sido citado, ele estava a esperando para trabalhar com ele.

 

E além de conhecer a história de Victória, também já sabia que ela tinha ganho a primeira máquina (uma Sony Alpha a100) com 9 anos de idade e saiu no jornal por ter fotografado uma montaria de rodeio na cidade, todos que ela estava brincando (e ela também), mas o resultado foi ótimo e seu nome foi conhecido, assim, era hora de se aperfeiçoar, nessa mesma época, ela começou a aprender Photoshop enquanto trabalhava no estúdio.Victória ficou quase dois anos trabalhando no estúdio, entrou com 17 e saiu com 19, lá ela se especializou em fotografia gestacional, new born, fotografia de produto, fotografia gastronômica, fotografia de 15 anos e eventos em geral, enquanto isso, fez alguns cursos de especialização em retratos e programas do Adobe.

 

Após isso, acabou recebendo uma proposta de uma cliente do estúdio, onde ia abrir uma agencia de marketing voltado para o áudio visual. Ela viu uma oportunidade e entrou na hora, comandou o estúdio e fez várias especializações em vídeo, áudio e foto, o foco lá era comercial, trabalhava gravando conteúdo dos clientes, aprendendo sobre podcast e fazendo vários ensaios.

 

Fez muitos contatos e ficou 1 ano na empresa, onde lá para os últimos meses entrou nos cursos de Social Media, aprendeu o marketing na prática e se especializou também nos designs, foi responsável pelos designs de mais de 20 empresas, aprendeu muito e cresceu na área, onde atua até hoje. Mas totalmente desabituada na cidade, decidiu se mudar e voltar a morar com os pais, que haviam se aposentado e mudado para a cidade do Guarujá em busca de sonhos, há mais de um ano.

 

Em outubro de 2021 fez a mudança com o foco na fotografia, mas tendo mais resultados no design. Hoje, Victória atua nas duas áreas e uni o útil ao agradável, vendendo pacotes de marketing com designs, artes e captações de conteúdo com a fotografia e tendo ótimos retornos financeiros. Atualmente Victória se intitula uma retratista, mas de forma mais natural e sutil, buscando capturar a realidade de forma mais cru. O artista que mais a inspira atualmente é Wilmora Oliveira (@youknowmyface no Instagram), um fotógrafo carioca da cena underground.