Perfil Fotógrafos | Caroline Castro

Perfil Biográfico Fotógrafos | Caroline Castro
Por Amanda Brito – 3FN1 FTD 2022-2
3087 caracteres

Anna Caroline Castro é fotógrafa, natural de Goiânia e iniciou sua carreira com apenas 15 anos em 2009. Cursou jornalismo e do período de 2014 à 2016, entrou no mercado de eventos, tendo como diferencial do seu trabalho, ensaios de casais com uma proposta mais intimista.

 
Em 2018 já possuía uma longa lista de espera, com trabalhos por todo o Brasil, agora não só apenas casais, mas também ensaios femininos e gestantes. Também nesse ano, Caroline deu um passo a mais na sua carreira, dando workshops para outros fotógrafos em todo o país. Hoje além dos workshops presenciais no Brasil e na Inglaterra, Caroline possui mais de mil alunos em seus cursos on-line, que auxiliam fotógrafos a encontrar sua própria identidade artística, alinhada com técnicas de marketing e branding.
 
O estilo fotográfico de Caroline se traduz em tons quentes, uma iluminação que sempre traz um caráter intimista às suas fotografias e um olhar especial para a ‘’rotina’’ de seus clientes. Boa parte dos ensaios, sendo de casais ou feminino, são feitos sempre na casa dos clientes, com objetos que fazem parte do dia a dia do casal. Sem produções em excesso, ou fantasias, Caroline torna o ordinário algo único, transformando o rotineiro em algo memorável, e sua paixão é contar a história das pessoas através da fotografia.
 
Outra característica importante no seu trabalho é a empatia e sensibilidade na direção de quem ela está fotografando. Incentivar o casal a expressar seus sentimentos um pelo outro, ouvir os anseios e expectativas de uma gestante, tornar o momento do ensaio algo leve e prazeroso, contrapondo a pressão que muitos clientes sentem ao serem fotografados por não saber o que fazer, quais poses fazer. Caroline busca trazer segurança e tranquilidade aos seus clientes, orientando cada um de acordo com a personalidade e história que cada ensaio carrega.
 
Em relação a técnica, a fotógrafa sempre configura sua câmera para fotografar em preto e branco (RAW). Esse ‘’macete’’ surgiu por uma necessidade que ela sentiu quando trocou de uma câmera Nikon para uma Canon D750 (mas ela declara sua preferência pela câmeras Nikon, por conta da nitidez e textura que elas oferecem), visto que ambas possuíam uma tonalidade de cores muito diferentes. Ela relata também que essa técnica, permite que ela volte com mais facilidade sua atenção a luz, sombras, densidade e as formas na composição, evitando tanta preocupação com as cores no resultado final.
 
A seguir temos o registro do seu histórico de câmeras: Nikon D40, Canon 60D, Nikon D800, Nikon D750, Nikon Z6, Sony a6500. Partindo para o lado mais pessoal da sua carreira, ela relata em suas redes sociais que o que contribuiu para seu sucesso ao longo dos anos foi a resiliência, aceitar o processo de autoconhecimento, procurar ajudar antes de ser ajudada e principalmente não sonhar ou trabalhar sozinha. Ela também compartilha sobre sua fé cristã em suas redes sociais e contribui para o crescimento pessoal e profissional de diversos fotógrafos pelo país.